quinta-feira, 9 de julho de 2009

Dia 9 de Julho de 2009

A minha mãe está com dores. Muitas dores no peito e no ombro, mais propriamente na zona entre o local da mama onde se encontra o tumor e o ombro. Esta situação preocupa-me muito. Até hoje nunca se queixara de dores em nenhum dos locais (apenas na dificuldade de mexer o ombro) e desde ontem há noite que se sentido um mau estar constante que não consegue atenuar com recurso a analgésicos. Tenho medo que o tumor esteja numa fase já muito avançada e que as dores sejam um mau presságio para o estado em que se encontra o desenvolvimento do cancro.
Gostaria de perguntar a todas as senhoras que visitam o meu blog e que já passaram pela situação da minha mãe se estas dores são normais. Isto é, se é normal sentir um mau estar desagradável no local do tumor ou se não há, em situações normais, qualquer manifestação de da actividade maligna das células tumorais na mama. Sinto-me muito preocupado e principalmente desconfortável ao ver o mau estar dela e estou a pensar convence-la a visitar o médico de família para a aconselhar com mais certeza, quem sabe em relação a algum analgésico que possa atenuar a dor. É que dia 15 parece-me ainda muito longe para a que a minha mãe esteja com este sofrimento constante sem qualquer resposta em relação à origem da dor.
Hoje visitei o site do IPO do porto para me informar sobre o sistema da instituição, consultas, internamentos etc. Nesta visita ao site encontrei um documento onde é exposto o número de pacientes do hospital em 2007 e a distribuição dos diferentes tipos de cancros ali tratados no mesmo ano. Muitos tipos de situações desagradáveis, algumas delas cuja existência desconhecida, mas o facto é só um… o cancro da mama bate os recordes no número de afectadas. Por outro lado é também o tipo de cancro com menos taxa de mortalidade, o que não pode de me deixar mais descansado. Vejam as informações que refiro aqui: http://www.ipoporto.min-saude.pt/NR/rdonlyres/85BB8B9A-81F2-43AF-8100-84D354C5116E/15267/IPO_2007.pdf
Lamento não ter escrito um texto muito coerente. Estou demasiado preocupado e os assuntos tardam em surgir na minha mente. Agradeço mais uma vez a todas as visitantes do blog que me elucidem em relação a esta situação desagradável.
Ps: tenho recebido alguns comentários de visitantes do meu outro blog que não conseguem abrir o documento. Isso deve-se ao facto de não ter Office 2007 instalado. Instalem o seguinte programa (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=941b3470-3ae9-4aee-8f43-c6bb74cd1466) e conseguirão abrir os documentos normalmente

6 comentários:

  1. Querido Rui, que chatice a tua estar com essa mau estar todo.
    Quanto às dores, depende muito do tumor que a pessoa tem, acho eu. Por exemplo eu, tinha dores na mama doente, até mesmo ao tocar, porque o meu tumor era de um tipo inflamatório. Assim que comecei a fazer os tratamentos (só fui operada depois), essa dor desapareceu e a mama ficou menos inchada.
    Tem calma, sei que a espera é horrível em situações destas, mas logo, logo, a tua mãe saberá ao certo o que tem e começará a combater isso com muita garra e força!

    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  2. Rui, essa dor pode não ter nada a ver com a mama e ser uma dor reflexa do ombro. Talvez um comprimido Brufen (que é anti-inflamatório) junto com o Ben-u-ron seja o mais indicado, mas melhor que isso é a opinião de um médico.
    Não se justifica estar com dores até ir à consulta. Ainda são muitos dias.
    Beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui

    Descobri agora o teu Blog que me tocou muito. Tu és um menino de ouro que mereces tudo de bom, a tua mãe vai recuperar, não estejas muito ansioso que melhores dias virão.
    Eu tive á um ano suspeita de crancro da mama, fiz uma biopsia e felizmente não se confirmou, mas como pesquisei na altura imenso na internet encontrei blogs destas mulheres guerreiras que por aqui passam a dar-te força, e com regularidade venho acompanhando o que elas escrevem, foi assim que cheguei a té aqui. Agora vou passar a visitar-te e a dar-te força como eu puder, até porque podias ser meu filho (tenho um com 19 e outro com 17 ) . Já agora parabéns pelas notas e leva em frente o teu sonho que isso vai deixar a tua mãe muito feliz, acredita.
    Muitos beijinhos e muita coragem
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rui
    Olha ao contrário de muitas das Amigas que aqui vêm e porque falamos muito dos nossos sintomas quando nos apareceu o cancro, eu tinha dores além de sentir o caroço porque estava numa área que era palpavél quando me deitava de barriga para baixo para dormir doía e se me agachava e juntava o peito aos joelhos também!
    Achava estranho porque diziam que o cancro não doía pois...a mim doía!
    E á Loulou como leste também tinha dores. Depende do tipo de cancro porque existem muitos julgamos cancro de mama ah...é sempre o mesmo. Não é existem vários.
    Agora tenha acalmar e se achares bem ir ao médico de familia para ele atenuar as dores até dia 15 vai!
    Pelo menos a tua mão não sente essas dores e não pensa tanto nela.
    Beijinhos para os dois, as melhoras e tenham um bom fim de semana dentro do possivél.

    ResponderEliminar
  5. aiii *Agora tenha acalmar (agora tenta acalmar)
    *Pelo menos a tua mão (pelo menos a tua Mãe)

    Enganei-me ihihiihi isto tb faz parte de todo processo trocar letras, palavras e ter brancas quando estamos a falar :p

    ResponderEliminar
  6. Oi
    Rui, no meu caso, doia-me moderadamente mas se tocasse, doia bastante. Ainda assim, era suportável. Na minha modesta opinião, o problema do ombro está relacionado com o cancro. Como ainda falta bastante para a consulta e essa dor é forte, acho que a sua mãe deveria ir ao médico de família ou informe-se melhor na linha cancro.
    Tenham calma pois tudo se irá resolver.

    Beijinhos para si e para a sua mãe.

    ResponderEliminar