segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dia 6 de Julho de 2009

Como previsto tivemos de nos deslocar a chaves para que a minha mãe pudesse ter a tardia consulta com o ortopedista. Há muito tempo que não ia a um hospital mas a minha experiencia nestas instituições não é pequena (estive eu próprio internado quando era pequeno e a minha irmã também, logo à nascença. E o problema dela, esse foi tão grave que poderia criar outro blog só para a contar, mas não vem ao caso agora). Estar hoje no hospital de chaves serviu para duas coisas: para relembrar como é o ambiente destes locais e para me preparar para estar envolvido nele muitas vezes nos próximos tempos. As longas esperas, a constante música de fundo criada pelas sirenes, os gemidos de dor que se ouvem não poucas vezes, o corrupio de médicos e enfermeiras… e o hospital de chaves é relativamente pequeno. Imagino como será tudo isto no IPO do porto.
A minha mãe foi atendida e o médico telefonou para Vila Real para que lhe marcassem a ressonância magnética com urgência (felizmente parece que toda a gente percebeu a gravidade da situação e está a promover os processos rapidamente). As Análises que fez na semana passada não apresentam anomalias pelo que o problema do ombro continua uma incógnita.
Enquanto a minha mãe esteve em consulta passei pela escola de condução para assinar alguns papéis e encontrei um amigo meu que não via desde o término das aulas. Conversamos um pouco sobre as coisas banais. Por momentos pensei contar-lhe o que se estava a passar com a minha mãe… como eu estava. Não o fiz. Quase por altruísmo pois não queria ver a sua cara de chocado e receber os pêsames que todos sentem obrigação de dar neste momento. Ele foi embora e eu fiquei com as coisas para mim. Não tenho o direito de perturbar os outros com os meus problemas.
Passamos ainda no centro de saúde de Boticas para receber os papéis que nos darão permissão para entrar no IPO e onde de encontram as informações sobre tudo o que é necessário levar, horários etc. Falei com a minha mãe e disse-lhe que não é nada bom que só tenha consulta dia 15 e ela provou-me que pensa exactamente como eu: por um lado faltar tanto tempo parece-lhe mau, uma semana pode ser sinónimo de muitas complicações; por outro lado sabe bem saber que ainda tem uma semana longe dos problemas que terá no hospital, longe das más notícias, do sofrimento, do momento em que tudo irá mudar definitivamente… e só deus sabe como estes dias passados com ela têm sido agradáveis, quase normais nos breves momentos em que entre uma gargalhada e uma brincadeira consigo esquecer o problema que rapidamente regressa, mas tenebroso que antes a ocupar a minha mente.
O meu amigo lembrou-me que amanhã saem os resultados dos exames nacionais. Já nem me lembrava disso. Parece que foi há tanto tempo que o fiz. Veremos como me saí.

7 comentários:

  1. Um dia de cada vez!
    E agora o próximo passo é o resultado dos exames. Que desejo que tenha sido o melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui!
    De comum temos o nome, pois o meu nome é Carla Damásio. Sou enfermeira e professora de Enfermagem na Universidade do Algarve. Tenho feito algum trabalho com as pessoas com doença oncológica e acompanho algumas que "conheço" virtualmente.
    Quero deixar-lhe algumas palavras, pois estive a ler o conteúdo do seu blog e compreendo que o que está a passar seja uma fase muito complicada da vida e que se queira concentrar apenas na situação da sua mãe. É natural, é sua mãe e mãe há só uma!!! teme perdê-la, compreende-se.
    Sou profissional de saúde, mas neste momento também de educação e trabalho com jovens da sua idade. Já ajudei uma aluna minha, que ainda está a passar por uma situação semelhante à sua e teve uma reacção muito parecida com a sua. Porque a sua mãe é muito importante para si queria abandonar o curso e dedicar-se exclusivamente à mãe. Aconselhei-a a que não o fizesse, pois continuar os estudos é algo que uma mãe deseja para um filho, e o sucesso académico é algo que deixa uma mãe descansada e feliz. Por isso, o que tenho a dizer-lhe é que apoie a sua mãe, mas não se esqueça do seu futuro. A sua mãe também se preocupa com o seu futuro e não deve sentir que a sua situação de saúde possa prejudicar o seu futuro. Já agora quais as suas intenções futuras em relação ao percurso académio?

    Carla Damásio

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui. És um valente e essa tua força dá força à tua mãe. Eu também recebi força dos meus filhos. Um deles, depois de lidar com os sentimentos que tu tão bem descreveste, depois de limpar os medos maiores, disse: se as amigas da minha mãe (e são algumas) venceram, a minha mãe, também vai vencer! Fiquei tão feliz com estas palavras, tanto quanto a tua mãe se sente fortalecida com essa tua força. O nosso primeiro pensamento quando sabemos o que temos vai para os que gostam de nós. Não sabemos bem como dar-lhes a notícia. Mas tudo se consegue e a tua ma~e vai vencer também. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. OLá Rui, espero que o resultados dos exames seja o melhor!

    Um grande beijo

    ResponderEliminar
  5. Pois espero que as notas tenham correspondido ao que pretendes. É o melhor que se pode oferecer às nossas mães! Nada melhor do que nós, como mães, vermos os nossos filhotes crescerem, terem boas notas que lhes permitem seguir um futuro para poderem atingir a sua independência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Espero que tenhas as notas pelas quais lutaste, Rui. E olha... não penses que 'não tens o direito' de falar sobre o que te pesa na alma. Quando sentires necessidade, fala. Os amigos também existem para isso, não é só para as coisas boas. Um beijo grande*

    ResponderEliminar
  7. Olá Rui,

    Já vi que a saida foi bem aproveitada, no parque.
    E que a tua mãe já está encaminhada para o IPO do Porto. São boas noticias.
    Aguardem os resultados com alguma calma (a possivel), e acreditem no final vai tudo acabar bem. Bjinhos para a tua mãe.

    Se me permites uma opinião: devias ter dito ao teu amigo o que se está a passar com a tua mãe e contigo. Os amigos "precisam" de nos ajudar em momentos piores, de estar ao nosso lado, não gostam muito de ser eles os proyegidos nestas situações. E por enquanto talvez não, mas daqui a pouco também vais precisar muito de os ter ao teu lado. Acredita. Vai ganhando coragem para falar com eles.

    Já voltei ao teu outro blog e já consegui ler algumas coisas, mas o tempo não me permitiu ler muito.
    Pareceu-me mesmo um guião de novela. Estarei certa?
    Assim que vou podendo vou lendo, ok? E dizendo o que acho, claro.

    Bjinhos

    ResponderEliminar