quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dia 15 de Julho de 2009

O dia 15 de Julho estava agendado há muito na minha mente como um dia diferente. Sabia desde que marcaram a primeira consulta no IPO que seria o dia que iria confirmar todas as nossas suspeitas e pôr-nos definitivamente frente a frente com o cancro.

O dia foi bastante rico em novidades em relação ao cancro da mama, apesar de nenhuma delas ser animadora ou feliz. Mas também nenhuma delas foi chocante. Simplesmente foram a confirmação de tudo aquilo que já esperávamos: a minha mãe te facto cancro na mama.

A médica analisou-a, viu a nomografia e a ecografia mamárias e confirmou que de facto existe um tumor no peito direito. A partir deste momento começou o planeamento para tudo o que virá a seguir. Fez uma biopsia de imediato com a mesma médica, o que fez com que tivéssemos de esperar várias horas para que pudesse ser atendida. Para a semana tem marcados mais dois exames entre análises e exames aos ossos (para perceber se o problema do ombro está ou não relacionado com o cancro, facto que também deverá ser confirmado pela ressonância na sexta-feira). A longo prazo chegaram as notícias relacionadas com o tratamento: tal como previra, terá de fazer quimioterapia antes de ser operada para diminuir o tamanho do tumor e a médica deixou antever que terá de cortar o peito. A consulta de grupo em que se saberá a benignidade do tumor está marcada para dia 7 de Agosto e a única coisa em que tento acreditar agora é que por um qualquer milagre o tumor seja benigno. Acima de tudo é importante perceber que tudo o que soubemos só não nos chocou mais porque era algo totalmente esperado e a confirmação dói menos do que a informação não esperada. Já me tinha informado sobre estas situações e também lhe tinha explicado pelo que o choque foi menor desta forma.

Estar no IPO foi uma experiencia diferente. Nunca lá tinha entrado e fiquei sensibilizado com a quantidade de mulheres que vi na mesma situação que a minha mãe, diferenciando-se apenas no avanço do tratamento a que estavam submetidas. Tantas vidas diferentes, tantas situações opostas que no fim se encontram naquele local para um fim comum: enfrentar o cancro que se hospedou no seu corpo sem permissão. De certa forma ver tanta gente na mesma situação que nós dá-nos algum alento. Não nos sentimos tão sozinhos e percebemos que há muitos outros na mesma situação que nós e que se todos eles conseguiram aguentar até este estado, se muitos outros conseguiram curar-se, a minha mãe não será excepção.

Não posso deixar de referir o gesto das duas senhoras que nos foram visitar hoje ao hospital (peço imensa desculpa por não me lembrar dos nomes. Quero apenas que saibam que as caras ficaram gravadas no coração e de cá não saíram tão cedo). Um gesto tão digno, tão humano que só poderia ter origem em alguém que já passou pelo mesmo que a minha mãe. A minha mãe ficou emocionada e ao mesmo tempo chocadíssima (no bom sentido) com a história do Blog mas decidiu que prefere lê-lo daqui a algum tempo, quando tudo acalmar para poder ler tudo em retrospectiva. Gostou muito da visita, apesar de no momento a emoção não a ter deixado expressar bem. Eu agradeço pelos dois um gesto que me marcou muito e do qual não esperava (daí também alguma surpresa da minha parte) mas que só demonstra a a boa vontade de ambas.

Depois de sairmos do porto fomos passear um pouco perto do castelo de queixo para espairecer. Fomos também ver o local do novo oceanário que pretendo ir visitar com a minha mãe ainda antes de iniciar o tratamento. A viagem de regresso além de cansativa foi silenciosa. Não sei no que cada um de nós pensou, mas imagino… vagamente…

E pronto assim se iniciou a guerra. O cancro ganhou a primeira batalha: entrou nas nossas vidas e conseguiu destabilizadas. O que ele não sabe é que o exercito oposto ainda nem sequer começou a batalhar a sério, porque quando isso acontecer, não há células tumorais que resistam à força de uma família unida para um único propósito, acabar com elas. E vamos ganhar esta guerra, percamos as batalhas que percamos, no fim a saúde sairá vitoriosa e apesar de todas as baixas que possamos sofrer, sai que daqui a uma poderei estar neste blog a mudar o seu título para “A minha mãe TEVE cancro na mama”.

20 comentários:

  1. É isso mesmo Rui, coragem, fé e muita esperança no futuro. Dias dificeis virão mas a tua mãe com o apoio da familia e amigos vai superar e vencer esta guerra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Força Rui tudo vai correr pelo melhor
    Como tu mesmo disses ele já veio agora vamos lutar para o vencer

    Muita força e coragem

    BJFS

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui!
    As senhoras que foram ter convosco hoje ao IPO, par vos dar força e ânimo, e dizer que tivemos cancro da mama e estamos vivas, fui eu e a Cinda!
    Desculpa a nossa ousadia e desculpa termos-te exposto perante a tua mãe que não sabia da existência do Blogue, mas podes contar que este leque de mulheres que conheces-te pela Net é imprevisível, mas sempre no bom sentido.
    Ainda bem que a tua mão não ficou muito chocada com as novidades que ouviu, pois já contava com isso, mas como dizes começou agora uma batalha que vocês todos unidos não vão permitir que esse "bicho" a ganhe.
    Muita força e muita coragem é meio caminho andado para a cura, como ainda hoje te dizia, mentalizei-me que tinha uma pneumonia grave e nunca um cancro, a esse "gajo" nunca lhe passei cartão!
    Já sabes que este processo vai ser muito demorado, a fisionomia da tua mãe vai alterar-se quando começar com a químio, pois vai perder o cabelo, e é importante começar a pensar na maneira de contardes à tua irmã, sem ser muito doloroso, mas nunca ocultando a verdade, afinal ela tem 8 anos!
    Rui gostei muito de vos ter conhecido, quero que saibas que estou sempre disponível para o que precisarem, e sempre que tenhas dúvidas, não exites, como dizia a Cinda nos nossos blogues está o nosso e-mail é só escrever.
    Beijinhos para vós
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  4. Ola Rui!
    Agora e preciso muita coragem para o que vem pela frente,mas com o carinho de todos voces irao superar tudo isto e vencer .Agora mais que nunca a tua mae precisara do carinho de todos,e tenho certeza que nao faltara.Estarei sempre presente para te dar o meu apoio!!
    Beijinhos para os dois.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui!
    Força, coragem e muita união... é a receita para minimizar os efeitos menos agradáveis da etapa que aí vem.
    Tenho alguns folhetos sobre a doença para as famílias,com estratégias para contar aos filhos mais pequenos o que se passa, no vosso caso, com a mãe. Posso enviá-los por mail se achar que sejam úteis.
    Carla Damásio

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. É assim Rui daqui para a frente virão dias dificeis, uns mais que outros, mas com a esperança de melhores dias e que tudo passe.
    Dizes que a tua mãe não quer ler o blog, pois mas se ela começar a ler outros blogs vai sentir também algum apoio, fazen-se correntes de apoio muito bonitas na net.um beijinho e coragem

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui! Como tu dizes, estes "bichos" não perceberam ainda com quem se meteram! Vão ser corridos a pontapé! Só estás a afinar o pé, pelo que percebo.
    O Hospital transforma-nos, em todos os sentidos. Rejeitamos a ideia, mas quando precisamos vemo-lo de uma forma totalmente diferente. Tudo ganha uma humanidade diferente quando a doença, seja ela qual for, nos toca ou toca alguém de quem nós gostamos.
    Um beijinho grande e força aí para esta batalha!
    * Desculpa ter apagado. Com as emoções até me esqueço de acabar as palavras, troco as letras e troco o tempo dos verbos. Eu sou professora, não posso ter erros, nem mesmo os que são causados pelas emoções... :)

    ResponderEliminar
  9. Boa noite Rui
    a dúvida é sem dúvida o momento mais angustiante agora é seguír em frente sempre com muita força e esperança isso é 50% de cura.
    É um dia de cada vez e terá que fazer todos os exames tal como nós e quando lhe tirarem a "bicho" que lhe entrou no corpo se premissão e tua Mãe vai se sentir mais leve!
    Os tratamentos não são faceís mas necessários e depois cada pessoa reage de formas diferentes, muito carinho e amor vai ajudar :) e nós estamos sempre aqui para vos aconpanhar!
    Fiquem com os Anjos e beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Rui. Hoje gostei muito de vos conhecer.
    Foi possível constatar o que já pensava de ti.
    A tua mãe tem um menino com muita coragem e muita força. Se por ventura desvendámos o teu segredo em relação ao blogue, talvez até tenha sido bom. Para a tua mãe vai certamente fazer-lhe bem, ler todos os cantinhos das já tuas amigas virtuais, duas delas já reais.
    Claro que a consulta de hoje foi, como já se esperava, para confirmar toda a situação, mas a tua mãe está em boas mãos e no local exacto para se curar.
    Nós estamos aqui sempre que for preciso, não tenham medo de pedir ajuda ou esclarecimento. Hoje fomos lá para vos dizer isso mesmo.
    Acreditar que vamos vencer, é metada da nossa vitória.
    Um beijo muito grande para vocês.
    Cinda

    ResponderEliminar
  11. Quando vi a tua frase a dizer que 2 senhoras tinham feito uma surpresa, pensei: hum, isto são aquelas doidas da Cinda e da Isabel... Também podia ser a Margarida... hehehehehe... Doida é assim mesmo!

    Pois, confirmou-se o que já não havia muito dúvida que seria... Agora, o importante é a luta que esse bicho deslambido vai levar! O teu post é isso mesmo: uma promessa e uma certeza de luta. Daqui por uns tempos (fica já combinado!) vamos estar aqui a inaugurar o teu novo título de blog: A minha mãe TEVE cancro de mama e venceu!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois a luta vai começar e já com os ingredientes mais importantes: a vossa união, determinação em pegar o bicho de frente, e acreditarem que vão sair vitoriosos. Além de que agora, já conheceram 2 meninas - uma delas movida a Duracell, com uma jenica e boa disposição - só as gargalhadas dela são altamente contagiosas - a outra menina bem simpática, e todas as outras que por aqui andam a apoiar-vos.
    Este grupo de Amigas do peito e do Coração são como cola do melhor que há: quando grudam já não despegam e o lema é sempre "Um por todos e todos por um".
    Nem duvides que com esta "cadeia", mesmo que na maior parte virtual, esses bicharocos nogentos terão imensa dificuldade em vingar!

    Bjs para os dois e um xi bem grande para a tua mãe.

    ResponderEliminar
  13. Ao ler a tua frase das meninas, calculei que uma delas seria a Cinda, a Miss Duracell cá do sítio...
    Quanto ao resultado da consulta, agora é ganhar forças para lutar contra esse bicho malvado, para no final podermos todos gritar: toma, incha porco! Essa frase é uma das palavras de ordem deste grupo magnífico.
    Já sabes que estamos por aqui, sempre a mandar energia positiva para vocês, especialmente para a tua mãe.
    Vai tudo correr bem, Rui. Acreditar e ter esperança pode ser logo 50% da cura, como a Querubim disse.

    Um grande beijo a todos

    ResponderEliminar
  14. É parte da cura, o desejo de ser curado.
    (Séneca, o jovem, filósofo romano)

    ResponderEliminar
  15. Ruisinho, não consigo dizer nada, mas é só para saberes que estamos todas contigo e com a Mãezinha. FORÇAAAAAAAAAAAAAAA.
    XI-CORAÇÃO GRANDE
    Natty

    ResponderEliminar
  16. Olá Rui

    Gostei particularmente do ultimo paragrafo! Diz tudo! É isso mesmo lutar e vencer são as palavras de ordem.E Deus permita que um dia mudes mesmo o nome do blog. Reitero os meus votos que tudo continue a correr o melhor possivel.
    Bjs

    Emilia

    ResponderEliminar
  17. Acho que a surpresa das duas meninas foi fantástica!Um gesto muito humano e digno de louvar. Ainda há pessoas com o coração do tamanho do mundo. Que bom. É muio angustiante a 1ªfase deste processo! As consultas, a espera, os exames.
    Agora que se confirmou, todos unidos, irão vencer. Considero uma grande ajuda ler os blogues destas guerreiras. Talvez ajudasse a sua mãe.
    Muita força

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. *****
    Ontem pensei em ti e tua mãe muitas vezes. São horas dificeis. Mas como pudeste verificar foi já um certo "alivio..." ao menos o processo a sério começou; e agora enfrentar e acreditar que apesar de levar tempo a cura vai ser possivel.
    Fé, que ela sempre vos acompanhe.
    Quanto às meninas que te visitaram são do melhor!
    Eu bem gostaria de as ter acompanhado, mas tenho marido também muito doente a precisar de mim... e eu não posso deixá-lo. Nem sempre podemos seguir os nossos "quereres..."

    Foste ao Castelo do Queijo, ainda bem que deu para uma voltinha! Aquela fortaleza tem este nome pois foi eregida por cima de um rochedo com forma de queijo. É a zona VIP do Porto.

    Recebe um beijão e reparte-o com a tua mãe.
    laura

    ResponderEliminar
  19. Olá Rui, ontem vim espreitar para saber as novidades, mas já era tão tarde que não deu para escrever, e quando li que que duas senhoras vos foram ver pensei logo na Cinda e na Isabel! Gandas malucas( no bom sentido claro) ainda não nos conheces a todas, mas quando conheceres vais ver...
    Tudo se vai alterar sem dúvida, mas o importante é acreditar sempre e lutar!!!
    Um grande beijinho para os dois!
    Alda

    ResponderEliminar
  20. Olá Rui! É isso mesmo, a força e confiança é contagiante, e deves transmitir isso mesmo à tua mãe.
    Pela minha parte, um grande abraço cheio de força para os dois.
    Margarida

    ResponderEliminar