terça-feira, 7 de julho de 2009

Dia 7 de Julho de 2009

Faz hoje exactamente uma semana que iniciei este blog. Fez ontem uma semana que a minha mãe me falou pela primeira vez no nódulo que lhe surgira na mama e que ainda não revelara. Na verdade é estranho pensar neste período de tempo como uma única semana. Se não me guiasse pelos dias, diria que passaram meses. De facto dá-me a impressão que passou muito tempo, já sofri muito, já estive em baixo, já consegui recuperar ligeiramente, levantar a cabeça… a minha mãe mostrou o nódulo, fez exames, estes foram enviados, foi encaminhada para o porto… tudo isto numa pequena e curta semana. O tempo é relativo nestas alturas, como tudo o resto. E se posso dizer que esta semana foi sem dúvidas a maior e mais dolorosa da minha vida até então, também posso afirmar que foi a semana em que detectei conscientemente um crescimento mental que nunca sentira, como se nesta semana quebrasse de uma vez por todas com a infantilidade que teima em nos acompanhar ao longo da adolescência. Cresci.
Não posso assinalar esta primeira semana sem agradecer enormemente a todas as pessoas fantásticas que por aqui apareceram e de forma muito solidária me tem ajudado dando exemplos de vida, dando conselhos, mostrando-se compreensíveis e dando alguma força que tão necessária é nestes períodos. Adoraria agradecer e responder a cada comentário de forma individual mas tal não é possível e aproveito este post para o fazer de forma generalizada. Obrigado a todos os que me têm acompanhado diariamente e que pretendem continuar a fazer. É um pequeno cantinho que me tem auxiliado muito e continuarei a explorar até que algo me faça interromper a escrita.
Quanto ao meu dia de hoje não tenho muito a dizer. As pessoas conhecidas começam a comentar o problema do ombro da minha mãe (porque ninguém exceptuando a família sabe da existência do tumor) e muitos já avançam teorias sobre cancro da mama. A minha mãe contínua sem vontade de contar mas está a esgotar-se o tempo em que o problema se manterá oculto para o mundo exterior.
Falei na internet com o amigo com quem falei ontem. Convidou-me para passar o o próximo fim-de-semana em sua casa. Tive de recusar e quanto me inquiriu acabei por contar a verdade. Soube bem desabafar com alguém que me conhece e que sabe como me sinto. Ouvi meia dúzia de palavras de força e coragem. Não podia pedir mais e foi o suficiente para me sentir acompanhado por alguém.
Soube as notas dos meus exames. Tive boa nota em ambos, exactamente 18 valores a matemática e a Português. Serviu para animar a minha mãe e para me manter feliz por algumas horas. O próximo passo é a candidatura à universidade a partir do dia 13. Respondo à doutora Carla Damásio que me inquiriu sobre os meus planos universitários: pretendo seguir medicina veterinária, um sonho de criança e um amor louco por animais que espero vir a realizar-se.
Responde também à Cristina J.. De facto o que escrevo é um guião de uma novela, muito amador claro está, mas que me dá bastante trabalho e gozo ao escrever. Fico contente por estar a tentar ler. Quando tiver uma ideia formada gostaria de saber a sua opinião.
Hoje fiz um post diferente, a falar mais de mim. Espero que quem acompanha o blog para seguir a história da minha mãe não se importe porque de facto é essa a linha de escrita que pretendo continuar a usar.

16 comentários:

  1. Rui, muitos parabéns pelas notas e espero que a candidatura dê o resuktado pretendido. Pelo sim, pelo não, adianto já que tenho uma gata... E os serviços de veterinária são sempre precisos. A minha Bibi é tão fofa que conseguiu destruir o consultório na penúltima vez que lá foi! É super tímida!

    Beijinhos para toda a família

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Rui! Tenho a certeza que a tua mãe sente um enorme orgulho por ti! Não há mal nenhum em haver mais posts a falar de ti! Estamos aqui não só para te apoiar como para te conhecer melhor! Um beijinho bem grande

    ResponderEliminar
  3. Excelentes notas! E vais conseguir entrar em Veterinária - a tua mãe vai ficar super feliz quando isso acontecer.
    São precisos Veterinários, sobretudo especialistas em grandes animais - seguindo a lita da Nela a minha lista é enorme....neste momento tenho 2 cães (Pastor Alemão e outro Serra Estrela), 6 gatos (arraçados de siamês), 4 cavalos Lusitanos e agora, até uma pequena tartaruga que o meu filho encontrou!! E veterinários que realmente percebam de cavalos há poucos...
    O bom de ter estes grandes animais é que...nunca irei destruir nenhum consultório: é o médico que vem a minha casa...também não dava para os levar ao consultótio.LOL!
    Hei-de ir também espreitar o teu outro blogue: neste blogue já deu para verificar que escreves muito bem. Quando tiver tempo irei ler.

    De resto, o importante é mesmo o facto de já teres partilhado o que sentes com o teu Amigo: e mais vale ter um Amigo com A que muitos amigos! São essenciais a todos nós. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rui
    Para já quero te dar os parabéns pelas notas foram excelentes :) já temos uma coisa em comum o amor por animais, sou completamente louca por eles tenho um casal de gatos a Mafalda e o Francisco ;) estou a tentar ter um canito depois das férias mas...aqui o meu marido não está muito para aí virado, tivemos um 15 anos e ainda é muito recente a perda...mas quem sabe se não conseguírem?
    Quando sentires necessidade de falar com um Amigo daqueles que são mesmo Amigos em quem podemos confiar, fala.
    Falar faz muito bem alivia a alma não podemos só nos resumir á familia os Amigos são preciosos nesta altura. E digo-o por experiência ...continuamos todas aqui para o que precisares!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Rui, nem sei bem por onde começar... 18 valores?! Desabafo com o amigo?! Medicina Veterinária?!...

    Começo pelos 18 valores. Parabéns!
    não é uma nota só boa, é uma nota MUITO BOA. E sendo a duas disciplinas tão diferentes arrisco a dizer que és um rapaz regular nas matérias. O que é óptimo e te classifica de bom aluno do qual os pais devem estar orgulhosos. A tua mãe tem aqui um motivo onde ir buscar força para lutar ainda mais.

    Agora a Veterinária... nesta zona onde moro há várias clinicas vetirinárias e estão lotadas, todas elas. Por aqui abindam os animais de estimação, e são bem tratados.
    Eu sou mais comedida que a Isalenca e tenho um quase labrador. 80% da raça nos genes, disse o veterinário. Ah, esquecia-me: os peixinhos já desisti, morrem todos, e o pássaro morreu esta semana. Acho que o cão é o bastante.
    E é muito bem educado, não destrói o consultório nem nada... mas fica de pêlo eriçado desde que entra até sair da clinica. Acho que os outros 20% devem ser de gato ou assim, eheheh

    Agora o amigo: que bom que já falas-te com alguém, vais ver que vai ser muito precioso teres amigos contigo. E o facto de ele ter dito pouco, é normal, precisa de um tempinho para digerir a noticia e ver a melhor forma de te ajudar.

    Bjinhos para ti e para a tua mãe

    P.S.- não tem mal algum falares de ti. Este espaço é um meio para estares com a tua mãe e contigo também.

    ResponderEliminar
  6. Óptimas notícias, as tuas, Rui. Que bom! É claro que vais entrar em veterinária. A tua mãe deve estar super feliz, claro.
    Eu tenho um cão, chama-se Max e tem 16 anos!! Vivo em Luanda, caso ainda não saibas, e o Max é o cão mais velhote da médica dele, hehehehe.
    Está muito velhote, quase que não ouve e agora resolveu ser diabético. Leva insulina todos os dias. Fora isso, continua com um apetite que só vendo!

    Um grande beijo e muitos, muitos parabéns

    ResponderEliminar
  7. Ena ena, 18 valores! Maravilha. Muitos parabéns!!!
    Lá está, o curso que sempre sonhei (talvez não seja tarde). Excelente curso. Vai entrar de certeza.
    É bom saber que desabafou com o seu amigo. Precisa de apoio e não é nada salutar, esconder. Os verdadeiros amigos, irão entender e apoiar nesta fase menos boa.
    Ainda não li a sua novela mas faço questão de o fazer em breve. Depois darei a minha opinião. Quem sabe, não veremos a novela no écran português? Certamnte sabe onde se deve dirigir se for essa a sua vontade. Inclusivé há concursos nacionais excelentes! :0)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Parabéns Rui pelas tuas notas!
    Claro que vais ser veterinário!
    Força, ânimo e tudo de bom.
    Bjos
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  9. Loulou
    o meu Doggy tb ficou diabético aos 13 ou 14 anos não lembro bem. Tomava insulina todos os dias era um injecção :( por fim habituou-se tadinho e comia comida para cães diabéticos. Mas o coração já estava cansado...foram 15 anos!
    Por isso Rui vamos lá a estudar e ser um bom Vet que os nossos bichinhos precisam ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. *****

    Olá Rui!

    Do grupo destas lindas senhoras, todas simpáticas, só me parece que falto eu. Ainda não me tinha dirigido a ti mas já te leio há uns dias.
    Admiro-te.
    Jovem mas grande de sentimentos. E essas qualidades que tens foram a tua mãe e o teu pai que te transmitiram. Grandes Pais.

    Quando Deus fecha uma porta abre sempre uma janela... a batida da porta está a ser brutal! Mas a janelinha que se abre é aliciante. Com dois 18 não se pode negar a Universidade. Mas pensa bem... tu é que sabes e vais resolver isso com determinação.
    Tens de estar com os pensamentos baralhados. Não admira, tudo ao mesmo tempo! Mas nestes próximos tempos vais ter de meditar. Pede ajuda espiritual, faz sempre bem. E lembra-te tens de continuar a ser o orgulho de tua mãe.

    O meu sermão está dado...
    Ai é verdade, tenho uma cadela labrador de 11 anos, que continua meio maluca, dezenas de carpas de todas as cores num grande lago no jardim e na cozinha um aquário aí com uns 20 peixinhos e milhares de pássaros em liberdade na natureza que me comem as novidades todas da horta e das árvores de fruta, mas... cantam tão bem para mim!

    Olha um abraço grande,
    sou a laura

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Rui! Claro que desta vez estamos a falar de notas boas, muito boas mesmo! Mas não resisto também a dizer-te que há outros parabéns que vão directamente para outras "provas", outros "problemas" que tens sabido resolver tão bem que eu diria que que o "canudo" da vida já está em teu poder! Um beijinho e um abraço para ti. Ah! É verdade: eu não tenho cão nem gato, mas posso recomendar o teu "saber" aos meus amigos!

    ResponderEliminar
  12. Olá Rui! Visito-te desde o primeiro dia em que escreveste aqui no teu blog, vim cá ter através das outras Senhoras, guerreiras e não só, que visito todos os dias desde há uns 3 anos atrás, e a quem eu muito admiro pela coragem com que enfrentam as contrariedades da vida... que não têm sido poucas. Podes ver pelo exemplo que estas senhoras nos dão, que a doença que assolou a tua mãe tem cura! É preciso acreditar e enfrentar com coragem todos os passos que vocês terão de passar até à cura definitiva da tua mãe.
    Pelo que vejo em ti, fazes questão de acompanhar a tua mãe, e fazes muito bem, mas não te anules a ti! A tua vida tem de continuar, tens de seguir a tua vida em paralelo, e, com as notas dos teus exames, tens um belo futuro pela frente!
    Sabes, tenho uma filha com 20 anos, que já passou (soube-o agora à pouco) para o 3º ano de Medicina Veterinária :)... é um orgulho para qualquer mãe, e para a tua Mãe, além de um grande orgulho, será um incentivo e motivação para não "ir abaixo".
    Continua assim Rui! Força e coragem para a família toda!
    Um grande beijinho
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Rui!

    Nada melhor que o sucesso de um filho para a felicidade de uma mãe!
    Continue a trabalhar para alcançar o sonho!

    Carla Damásio

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabens Rui, a tua mae sente de certeza muito orgulho em ti tal como eu sinto com as minhas filhas (a minha filha Daniela passou para o 11 ano com 18 e 19, é de facto muito bom ter filhos excelentes alunos.
    Vais ver que vais entrar no curso que queres...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Vais conseguir tudo o k desejas és um bom rapaz
    Força para tudo na vida
    Coragem
    e os amigos devem estar sempre perto de nós.

    Parabens por ás tuas notas
    luta por o k keres

    BJFS

    ResponderEliminar