sábado, 6 de fevereiro de 2010

6 de Fevereiro de 2010

Sempre ao Teu lado

Acabei de ver um filme. Quando comecei a vê-lo, já estava preparado para o que me ia acontecer. Já me conheço, já sei da moleza extrema do meu coração mas mesmo assim carreguei no play e instalei-me para a sessão. E passadas as quase duas horas de duração do filme, o que dizer? Não sei o que é mais estranho, se a quatidade de lenços molhados de lagrimas que estão amontoados ao meu lado, se as proprias lagrimas que continuam a cair teimosamente sempre que penso em alguma cena do filme.
Sempre ao teu lado é um daqueles filmes que é considerado no mundo do cinema como um produto secundário, mas desengane-se quem ouse pensar assim. Este filme tão simples, contando uma história tão básica como a relação entre um cão e o seu dono consegue ultrapassar e muito todas as grandes produções que tentam revolucionar o mundo mas que nunca conseguem tocar os nossos corações. O filme conta a história de um cão, Hachi, que vindo num comboio para ser entregue algures acaba por se perder na estação do comboio onde é encontrado por um homem (personagem interpretada por Richard Gere que o leva para casa e toma conta dele. Pois bem, a primeira parte do filme é focada no crescimento do cachorro e no estranho habito habito que desenvolveu: acompanhar o seu dono todos os dias até à estação de comboios e esperâ-lo de igual forma ao fim do dia, sempre, sem excepção. Pois claro que para me fazer chorar desta maneira, o filme prima pelas cenas dramáticas e estas surgem quando o dono morre. A partir deste dia Hachi, não percebendo o que aconteceu ao dono, continua a esperá-lo todos os dias, todo o dia, em frente à estação, durante 9 anos a fio, nunca se esquecendo de quem o acolheu, até que morre, exactamente no mesmo local, lembrando-se dos momentos que passou com o dono. Chocante e tão belo ao mesmo tempo. Eu sou sensível a estes assuntos e um filme com animais que aborde assuntos de lealdade e amor para com o dono fazem-me desidratar completamente, mas estou certo que ninguém veria este filme sem se imocionar. Já tinha visto MArley e Eu e chorei rios, mas posso afirmar que com este filme foi diferente, muito mais profundo, muito mais tocante... bem, não digo mais nada que neste momento todos me estão a chamar de lamechas isuportável.
Penso que o filme não saiu em Portugal, o que é inexplicável, mas de qualquer das formas saiu no Brasil e os nosso irmãos de lingua decidiram colocá-lo na net, com legendas para quem o quiser ver. Vou diixar aqui o trailer e o link para quem quiser ver o filme. Vejam, sinseramente. É uma lição de vida e de lealdade. Se tiverem um tempinho, comecem a ver e garato-vos que só irão parar no fim, com um monto de lenços molhados como eu tenho ao meu lado.

Filme: http://www.megavideo.com/?v=2OVXGNAX

Trailer:




Pois é, agora mudando de assunto, as férias estão a acabar e amanhã os meus pais vão levar-me a Vila Real. Acaba a boa vida e recomeça o trabalho, que se nos primeiros tempos vai ser mais brandinho, já se sabe que pouco demorará até que volte a estar afundando em trabalhos e frequências e a desesperar por mais desespero. É o ciclo natural dos estudantes. Este periódo de tempo que se aproxima será bastante tenso à medida que se aproxima a operação da minha mãe. No próprio dia em que inicio as aulas será a sua ultima sessão de quimioterpia. Contando três semanas depois, chega o dia esperado. Não há que pensar muito nisso agora, o dia há-de chegar e cá estaremos prontos para o infrentar.

Prometo que tentarei continuar a publicar estas pequenas peças da minha via ao fim-de-semana para que não me volte a afastar como aconteceu no semestre passado, mas perdoem-me se por acaso houver alguns dias em que não possa mesmo aparecer para dizer olá, lembrem-se que nesse momento poderei estar com a horripilante imagem de um cão dissecado à minha frente e com as mãos demasiado cheias de sangue para escrever no teclado :)

4 comentários:

  1. Olá Rui,
    Também tenho amor pelos animais, eles são na verdade os nossos maiores amigos!
    Vou querer ver esse filme!
    Um bom regresso às aulas!
    Beijinhos para ti e para a tua mãe!

    ResponderEliminar
  2. Os animais são sem dúvida uma grande companhia, dão muita amizade... perdi uma das minhas gatas este fds vitima da maldade dos humanos e estou de rastos..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui
    Li o teu comentário ao filme e achei muito interessante a historia, mas com a tua indicação não consegui encontrar.
    Será que me podes dar alguma ajuda mais?

    ResponderEliminar