sábado, 26 de setembro de 2009

26 de Setembro de 2009

Aqui estou, de regresso depois da minha 1.ª semana de caloiro em Vila Real. Tinha prometido que só escreveria hoje se não tivesse internet em Vila Real. Mas a verdade é que tinha de facto internet em Vila Real mas não a utilizei uma única vez ao longo de toda a semana. E isto porquê? Porque não tive tempo algum para tal coisa.
As praxes foram bastante difíceis de aguentar, principalmente no 1.º dia. Foi horrível. Levantar-me sozinho numa cidade desconhecida, chegar a um local onde nunca entrara, dar de cara com gente nova que começa a grita comigo obrigando-me a ajoelhar-me em frente deles sem perceber muito bem porquê foi uma experiencia difícil de aguentar. Posso dizer sem mentir que no 1.º dia fui a pessoa mais praxada de entre todos os colegas. Foi-me colocada uma fita na cabeça e passei a ser o caloiro Rambo. A partir daí passei o dia a rastejar no chão, a gritar ordens de guerra entre outras pérolas. É difícil para quem ouve perceber como nos sentimos mal num dia assim, mesmo que contado pareçam coisas simples e fáceis de realizar. Quando cheguei ao meu quarto nessa noite só pensava em desistir de tudo. Ao longo da semana as coisas foram melhorando. Na terça-feira tivemos o nosso despique musical contra outro curso e ficamos empatados. Na quarta tivemos uma aula fantasma (uma professora falsa tratou-nos abaixo de cão e exigiu que comprássemos microscópios individuais perante a nossa cara de choque) e também a praxe suja (horrível. Fomos cobertos por milhares de líquidos estranhos como leite, iogurtes, óleo, azeite, vinagre, ketchup, arroz, ovos e muitas outras coisas que nem sei identificar. Quase entupi a canalização nessa noite ao tomar banho) e quinta-feira tivemos uma especial de serenata na cidade, o que foi a experiencia mais agradável até agora. Sexta não houve praxe. Não quer dizer que ao longo da semana os doutores tenham baixado a guarda ou que tenhamos sofrido menos. Simplesmente habituei-me ao estilo das praxes, percebi qual o objectivo e deixei de ter tanta vergonha ao fazer o que me mandam. Passamos os dias inteiros com os doutores: desde as oito da manhã à meia-noite (ou depois disso). Almoçamos e jantamos juntos e no fim das praxes somos acompanhados a casa. O bom no meio disto tudo é que apenas em cinco dias já se criaram amizades entre os caloiros que de outra forma nunca apareceriam. Já conheço todos os meus colegas, apesar de ainda não saber todos os nomes. Soube-me divinalmente chegar a casa ontem, rever os meus pais e a minha irmã e dormir na minha cama de novo. Pena é que Sábado tenha passado tão rápido e só me reste mais um dia antes de regressar a Vila Real.
Tenho telefonado todos os dias à minha mãe antes de dormir, geralmente muito tarde e por isso tenho-me mantido a par das novidades. Já colocou a peruca ontem, pelo que quando cheguei a casa já a vi de visual renovado. E fiquei surpreendido: a peruca é de facto idêntica ao cabelo original e se não soubesse de antemão o que iria encontrar, poderia facilmente ter confundido com um novo corte de cabelo. Ela afirma sentir-se um pouco apertada com a peruca na cabeça, mas está a reagir bem à mudança, tal como tem reagido a tudo. Agora que tem o cateter colocado (também foi colocado ontem) terá outra sessão de quimioterapia dia 29. Pelos vistos o braço tem-lhe doido muito menos e sentiu o tumor na mama diminuir consideravelmente. Claro que só a opinião do médico poderá dizer alguma coisa mas eu estranho uma diminuição perceptível tão rápida. Quem sabe o tratamento esteja a ter um efeito muito bom e o tumor reduza o tamanho mais rápido do que se espera.
De resto tudo está na mesma. Todos os vizinhos e amigos me perguntaram como se passou a semana de praxe e a minha irmã, afirmando ter tido muitas saudades não me largou um minuto. A minha avó melhorou bastante e voltou ao seu estado normal antes da queda.
A vida corre normalmente e até já me parece normal estar a seleccionar as calças mais sujas que tenho no armário para segunda levar para as praxes.

6 comentários:

  1. Olá Rui! Balanço positivo então!!!!! Boa, Rui! Feliz, muito feliz pela tua mãe! Ela está a revelar-se uma verdadeira mulher de armas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa Rui! As praxes são duras mas ficam marcadas para toda a vida, e ainda vais ter saudades desses dias...
    Quanto à tua mãe ainda bem que o tumor está a diminuir o que é óptimo, comigo ao 2º tratamento tinha diminuido para menos de metade de modo a que podia ser logo operada, mas como o protocolo marcava 4 sessões tive que as fazer antes da cirurgia.
    Continuação de tudo de bom para vós, Beijinhos
    isabel Alegria

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui!
    Ser caloiro é assim mesmo!! Depois é tudo engraçado... faz parte da vida académica.
    Que tudo corra da melhor forma... e desfruta desses momentos que ainda vais sentir saudades.
    Beijinhos
    Carla Damásio
    PS - O 1º lugar foi para mim!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui
    pois as praxes são uma treta eu muito sinceramente não lhes acho piada pela forma como são conduzidas aliás, ainda esta semana se falou de um jovem morreu depois de ser praxado sentiu-se humilhado. Acredito que alguma coisa podiam fazer aos caloiros mas a maioria das vezes é demais!
    Esta é a minha opinião :p
    A tua Mãe fico feliz por ver que tudo corre bem e vai ficar melhor ainda ;)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Vida de caloiro é assim mesmo....para quem põe os pés nas aulas mnas primeiras semanas. Na minha altura só fui ás aulas lá para a 3ª, 4ª semana - nunca gostei das brincadeiras das praxes, e entes ainda era pior, penso eu. Agora já têm mais cuidado (o caso que a Lina fala já tem 2/3 anos mas só agora saiu a sentença). Mas é como dizes, rapidamente se arranjam amigos.

    Quanto à tua mãe está a ser uma guerreira e, como comprovaste, mesmo com peruca continua a ser a tua Mãe - mais uma Mulher Guerreira.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui

    Gostei muito das noticias. Desculpa mas achei alguma piada aos teus primeiros dias de "aulas", vais ter o que contar pela vida fora. Estás já integrado como deve ser. Fiquei particularmente feliz pelas noticias da tua mãe e da tua avó.
    Que tudo continue a evoluir assim,
    Bjs e uma boa 2ª semana de " aulas"...
    Emilia

    ResponderEliminar