segunda-feira, 14 de setembro de 2009

14 de Setembro de 2009

Parece que nos últimos tempos tudo acontece muito rápido e que tenho os dias sempre ocupadíssimos. Depois de saber que fui colocado em Vila Real na sexta-feira ficou logo decidido que no sábado iríamos à cidade para encontrar um quarto onde ficar e assim foi. Fui eu, o meu pai, a minha prima Marlene e o marido (tenho muito a agradecer à minha prima desde que o problema da minha mãe apareceu. Tem sido uma ajudar muito grande). Mal que chegamos a Vila real arranjamos alguns números e os telefonemas sucederam-se e repetiram-se. De facto, nunca pensei que arranjar um quarto fosse tão difícil: ou não conseguíamos falar com o inquilino, ou o preço era muito alto, ou a localização pouco apropriada… Visitei quatro quartos. Um era muito caro, os dois seguintes pareciam ter saído de um filme apocalíptico: desarrumação, falta de condições, sujidades… o que os estudantes conseguem fazer a um simples quarto. Por fim visitei e arrendei um quarto numa zona bastante calma, apesar de se localizar longe da universidade. A casa munida com três quartos grandes (tive a sorte de ser o primeiro a alugar) tem também casa de banho, WC e cozinha. Escolhi o quarto maior (sorte de ter sido o primeiro) com uma cama, sofá grande, armário, secretária e mesa-de-cabeceira, além de algum espaço de sobra. O quarto não é muito caro, está bem localizado e tenho estação de autocarros logo à porta. Tem o senão de ter de pagar água, luz e gás à parte e de não ter aquecimento (terei de utilizar aquecedores que aumentarão em muito a conta da luz) e espero que venha a ter bons colegas de apartamento (se os restantes quartos forem alugados). Não é o quarto dos meus sonhos mas chegará para ocupar os próximos cinco anos.
No domingo fui à excursão da aldeia. Não queria ir, principalmente porque a minha avó ficou doente na noite anterior e temi pela sua saúde, mas a minha irmã insistiu tanto que tive de ir. Acabou por ser agradável. Fizemos um pequeno cruzeiro em Espanha onde vimos pescar mexilhão e provamos essa iguaria a bordo. Foram bastantes jovens pelo que o passeio acabou por ser agradável. Gostaria imenso de colocar as fotos mas o meu computador não me permite ligar a máquina.
Tal como disse a minha avó está doente. A alguns dias atrás caiu e não sabemos como. A minha tia encontrou-a com um corte na cabeça e um hematoma enorme na coxa mas ela não conta que fez. Apesar de magoada, nada de grava aconteceu nos dois primeiros dias. No entanto, na noite de sexta para sábado ficou muito donde e sofreu uma transformação horrível: não está no seu juízo, não consegue falar em condições, não anda, dá a impressão de não saber quem somos… algo muito estranho para quem estava bem à dois dias atrás. A minha tia levou-a ao médico e a resposta do senhor, muito profissional foi “Não vê a idade dela? Não faço milagres. Sabe que tem os dias contados”. É tanta estupidez junta que não vou comentar. Desconfiamos que pode ter sido alguma reacção aos medicamentos para as dores que tomou mas ao vê-la lembrei-me de imediato da minha avó paterna que tem Alzheimer: as mesmas reacção, a apatia, o murmurar constante… não sei se será o mesmo (e duvido devido à rapidez com que os sintomas apareceram) mas o facto é que este problema não é bem-vindo numa altura em que já enfrentamos tantas situações relacionadas com a minha mãe.
A minha mãe pretende ir a Braga colocar a peruca mas não sabe ao certo o que fazer: esperar que o cabelo comece a cair (o que deverá acontecer na próxima semana) para depois a colocar ou rapar o cabelo e colocá-la já mas está a pensar na primeira opção. Em relação à quimioterapia, tem reagido bem e à parte dos enjoos e falta de apetite, está forte e com força como sempre. Um exemplo!
A minha irmã começou as aulas hoje com grande amargura, mas ao rever as amigas animou-se e está pronta para mais um ano de divertimento e trabalho.
Quanto a mim, tenho tantas coisas para fazer em relação à universidade… Amanhã tenho de ir tirar um atestado médico para entregar na universidade. Na quarta irei matricular-me e no decorrer da semana terei de comprar tudo o que me faz falta levar e instalar-me no quarto para segunda iniciar a minha vida universitária a sós.

5 comentários:

  1. Ola Rui. Ficamos muito comovidos com todos os textos que estivemos a ler. Desejamos força para a tua mae e para toda a tua familia. Poiis ninguem sabe o que devem estar a passar. Vimos que tens muito potencial na escrita. Nos somos uma Agencia de "Produçao de Video". Neste momento estamos a fazer series online. Uma delas ja esta a chegar aos ultimos episodios e engraçado que tem o mesmo nome da tua. Sorte descobrimos a tua escrita...

    Se possivel adiciona o nosso msn gostavamos imenso de falar ctg.

    aproducons_geral@hotmail.com
    ..
    Site da serie:
    http://aproducons-vidascruzadas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Acho incrível o aproveitamento que sempre se fez com o aluguer de quartos a estudantes- e ainda teres de pagar a luz e água á parte...enfim...espero que pelo menos recebam recibo para abater no IRS!
    Espero que a tua avó faça todos os exames que deve fazer - se bateu com a cabeça pode ter alguma influência essa reacção dela.

    Quanto à tua mãe é bom saber que está com força a fazer os tratamentos. Mas também depois das boas novas do filhote é normal que o orgulho de mãe esteja bem alto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Rui, um beijinho grande. A tua vida é neste momento o exemplo do que ela é na sua essência: uma fonte de coisas muito boas e não boas, que estás a aprender, cedo demais, a gerir, para não te deixares afundar por umas nem levar pelos ares pelas outras. Tens os pés firmes no chão e nadas com a segurança dos grandes homens. Tens a cabeça bem presa ao corpo e não a perdes com as "glórias" que tens vivido. Vês o teu esforço recompensado e isso vale tudo!

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui
    esse Dr não me parece muito profissional pode até ter tido alguma coisa no cerebro ao caír...ela fez TAC?
    Pode ser um AVC ou até uma embolia eu já vivi esse caso a minha querida Mãe :( as melhoras da Vóvó!
    Falando do meu caso eu entre a 1ª quimio e 2ª fiz pente 0 e mm assim caíu e rapei á gillete pronto resolvi duma só vez!
    Depois usei peruca pouco tempo e optei por lenços comprei muitossss lenços de várias cores. Ela que ñ espere que caía custa mais!
    Tanta mudança em tão pouco tempo, certo??
    Vai correr bem!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui

    Fiquei muito contente por teres entrado na primeira opcção. Desejo-te muita sorte e felicidades para a tua nova vida. Teoricamente serão os melhores anos da tua vida, mas tu hoje ainda não sabes isso...mas vais dar-me razão.
    Lamento o que sucedeu á tua avô, pelos sinais deve ter sido um AVC ( digo eu...) mas o médico é que deveria saber responder e orientar. Mais uma situação lamentável.
    A tua mãe está de certeza muito feliz com o seu menino..um verdadeiro menino de ouro.
    Que tudo vos corra o melhor possivel.
    Bjs

    Emilia

    ResponderEliminar