sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de Setembro de 2009

Hoje o dia foi longo. Muito longo mesmo. Mas aconteceram-me coisas boas. Muito boas mesmo. E vou contar em pormenor tudo o que aconteceu!

Fui ao porto com a minha mãe e com o meu tio para mais uma consulta, desta vez uma radiografia aos pulmões. Chega-mos, marcamos a radiografia, cinco minutos depois a minha mãe foi chamada e 10 minutos depois saiamos de novo do hospital. Duas horas de viagem até ao porto para sermos despachados em 15 minutos é mesmo agradável. Viemos para Braga onde almoçámos e nos encontramos com a minha prima Sandra que levou a minha mãe a uma cabeleireira, supostamente muito conhecida chamada “O postiço” e que é especialista em perucas. Passou lá dentro cerca de duas horas (não me deixaram entrar para que a minha mãe pudesse experimentar as perucas À vontade) onde experimentou várias tonalidades e tamanhos e no fim a senhora ficou com uma mecha do seu cabelo para encomendar a peruca e fazer o corte durante a próxima semana. Esta é a situação que mais irá abater a minha mãe: a perda de cabelo. Já tentei várias vezes mostrar-lhe que é algo pouco importante dado o seu retorno mais tarde mas ela não aceita e afirma que o dia em que vir o seu cabelo cair será um momento horrível. É por isso que a cabeleireira aconselha que dentro de duas semanas ela se desloque ao salão onde lhe cortará o cabelo e lhe porá a peruca de imediato para que não veja o seu estado e não fique chocada. Claro que mais tarde ou mais cedo acabará por se ver ao espelho mas quanto mais tarde melhor.

Tinha uma festa marcada na minha antiga escola para as seis da tarde e tivemos de nos apressar para chegar-mos a tempo a Chaves. A festa tratava-se da cerimónia de entrega de diplomas de 12.º ano e de prémios de mérito. Serviu para rever professores e amigos e para me despedir da escola, dado que foi provavelmente a ultima vez que ali entrei. Além do diploma de 12.º recebi mais três prémios: um prémio de mérito escolar devido à minha média final superior a 18 valores; um prémio de mérito pessoal devido à forma como desempenhei a minha tarefa de delegado de turma e auxiliei os meus colegas nas situações de necessidade e ainda um prémio de mérito final por ter tido notas superiores a 17 valores nos exames nacionais. Confesso que me senti orgulhoso de mim mesmo, e ainda mais quando a directora da escola me disse, em segredo que tinha orgulho de ter tido um aluno como eu na sua escola… sem palavras. A minha mãe também se emocionou bastante mas não chegou a vias de facto e controlou as lágrimas.

Cansadíssimos (principalmente a minha mãe) chegámos a casa sem preparação para uma nova surpresa: ao abrir o meu e-mail vejo uma mensagem do ministério da educação com a seguinte frase “Colocado: Medicina Veterinária, Vila Real”. Quer isto dizer que ENTREI NA UNIVERSIDADE! Festa, choro e muita alegria nos minutos que se seguiram à notícia que aguardava à meses. Finalmente entrei na universidade e no curso que tanto ambiciono. No fim deste dia em que tanta coisa correu bem, apenas me sinto feliz… naturalmente e completamente feliz e pretendo continuar assim por muito mais tempo.

Amanhã vou com o meu pai e com a minha prima Marlene a Vila Real para procurar uma casa/quarto para alugar, algo que tenho de tratar o mais rápido possível. Um dia da próxima semana terei de ir mais uma vez à cidade para me matricular. Dia 21 iniciarei as aulas.

Falando da minha mãe: desde a sessão de quimioterapia ainda não senti grandes alterações. Tem estado enjoada (principalmente no 1.º dia) e um pouco cansada, mas à parte disso ainda se mantém em forma. Veremos como evolui o seu organismo ao longo dos próximos dias. Ter uma consulta marcada para dia 23 (ecografia abdominal), a colocação do cateter para dia 25 e nova sessão de quimio dia 29. Tem a próxima semana para descansar e eu para aproveitar a sua companhia permanente, dado que a universidade se aproxima e a separação também…

13 comentários:

  1. PARABÉNS!!!!!! Fiquei super feliz por ti, ao ler que entraste em Veterinária. Que bom, Rui!
    Ainda bem que a tua mãe está a passar bem ao primeiro tratamento de quimio. Tudo correrá pelo melhor, vais ver.

    Um grande beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui!
    m
    Mais uma vez parabéns por teres entrado no que querias e em Vila Real.
    Quanto à tua mãe, já sabes que vai ter momentos em que se sente bem e outros em que se sente em baixo, mas é próprio do tratamento.
    Quanto ao cabelo, como já te disse foi o que mais me custou, mas ele volta a crescer quando tudo acabar.
    Beijinhos para ti e toda a família, eu tenho de ir ao IPO buscar medicação, talvez nos encontremos num destes dias.
    Beijinhos
    Isabel Alegria

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Rui. tenho a ceretza que esta alegria trouxe muitas coisas que interferem na boa evolução da saúde da tua mãe. Eu acredito que a felicidade faz bem à saúde. Então quando toca aos filhos, vale por cinquenta mil injecções de glóbulos verdes de esperança!Beijinhos para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
  4. Que boooooooooooom Rui, PARABÉNS, estou muito feliz por ti. A vida não dá só coisas ruins, também dá bons presentes, quando merecemos e fazemos por isso, eles aí estão. Em relação á Mãezinha, estou convencida que tudo vai correr bem, sabes que Deus nunca se distrai, nós é que andamos sempre distraídos...
    Beijinhos para todos vós e bom fim de semana.
    Natty

    ResponderEliminar
  5. Que bom, Rui! A minha Bibi já vai ter quem trate dela quando for velhinha... A minha Bibi é a minha gatinha de estimação.
    E que excelentes prémios. Se estivesse aí ao pé de ti, levavas um carolo e chamava-te Marrão!
    Boa!
    Acho que a tua mãe deve estar super orgulhosa de ti. Continua com bons resultados. O prémio também é para ela.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Bom...Muitos parabéns!!
    A tua mãe (os teus pais e irmã) têm razões para estar super felizes com os prémios e a entrada na Faculdade. Essa teu percurso prova que te souberam encaminhar para poderes seguir o teu futuro da melhor forma.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Rui!!!!
    Vês como diz a Nela Deus fecha uma porta e abre logo uma janela :) a tua Mãe com tudo a andar para se curar e tu com entrada na faculdade para fazeres aquilo que mais gostas ;)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui e MUIIITTTOOOSSS PARABÉNS!

    Este é o primeiro passo de uma caminhada que, em princípio vai ter alguns obstáculos... Mas... depois saberá melhor!!!
    Agora é preciso muito empenho, mas já percebi que daí não há que preocupar.
    Muitas felicidades neste teu percurso académico e juizinho vida académica de Vila Real...

    Beijinhos

    Carla Damásio

    ResponderEliminar
  9. Oficialmente, CALOIRO....


    Parabéns, caloiro eheheheheh
    Tudo a correr bem.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rui PARABÉNS!!!!!

    Que dia cheio de emoções e coisas boas!!
    Fico muito feliz por ti e tenho a certeza que és um orgulho para todos os teus familiares e amigos.

    Agora Calourito, prepara-te que vem ai Praxe!!!

    Que tudo continue a correr bem para a tua mâe, muita força e coragem.

    Beijnhos para ti

    ResponderEliminar
  11. PARABÉNSSSS!!!!
    Tens tudoooo para que tdo corra mto bem!!!...fico tão feliz ao ver jovens (tipo eu LOL...tou a falar assim n sei porquê ahaha) com valores e sentido de responsabilidade, objectivos, força para lutar ...que trabalham....que sonham....é tão bom encontrar gente jovem assim...nesta altura em que todos andam meios perdidos...
    fico muito feliz, a sério...a universidade é mesmo "o melhor tempo das nossas vidas"...aproveita!!!...
    e tudo de bom para a tua mãe...que tenha coragem,...que a saúde voltará se deus quiser:)

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabens Rui, fiquei contente ao saber que entraste no curso que querias, pois isso é fundamental para o futuro...Estas boas noticias darão um novo animo á tua mãe, é sempre muito bom saber que os nossos filhos estão felizes. Certamente que para a tua mãe agora é um misto de emoçoes-contente porque o filho vai para o curso que deseja, mas triste e preocupada porque o filho vai estar ausente (sei o que isso é, é dificil mas tem de ser).

    Força para todos e coragem para enfrentarem todas estas mudanças.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Rui
    Parabéns pela entrada na faculdade, muitas felicidades nesta nova etapa da tua vida.

    quanto à mãe, ainda bem que não está a sentir muitos efeitos secundários, é uma grande ajuda para ultrapassar a quimio.

    Quanto ao cabelo, eu cortei curtinho, assim que começou a cair, ao fim de duas semanas.
    Custou-me menos a transição.

    jokas

    ResponderEliminar