sexta-feira, 7 de agosto de 2009

07 de Agosto de 2009

O dia de hoje acabou por ser completamente oposto aquilo que imaginei. A consulta de grupo foi um fracasso e uma total perda de tempo. Ainda não nada do que vamos fazer nos próximos tempos porque não nos foi explicado nada. Confusas? Passo a explicar.

Ao chegar ao porto a minha mãe teve de fazer um electrocardiograma que já estava marcado. Não demorou mais de dez minutos. Chegamos à clínica da mama antes da hora mas fomos atendidos de imediato. Entramos para as salas de espera interiores cerca de quinze minutos antes da hora marcada. Tal de nada serviu, dado que esperamos cerca de duas horas para entrar na consulta de grupo (é desesperante esperar tanto tempo. Sei que é comum nos hospitais, mas de qualquer das formas é irritante esperar sem saber se é normal ou se ouve algum problema e simplesmente se esqueceram de nós). Finalmente fomos chamados e entramos na sala das consultas de grupo. Esperamos alguns minutos (intensos e de grande expectativa) e finalmente uma médica entra nada sala. E ao invés de nos dizer, como esperávamos, os procedimentos que iríamos seguir para tratar do cancro, disse-nos o seguinte:

“Esse braço está muito mau. Queríamos começar radioterapia localizada no ombro mas temos receio de o partir ao retirar as células tumorais (pelo que percebi a pequena metástase está a servir de suporte ao ombro (?)). Terá de marcar uma consulta com o ortopedista para que ele dê o seu parecer e aì terá uma nova consulta de grupo. Até lá, nada de mexer esse ombro”.

Neste momento já imperava algum descontentamento mas o pior estava para vir. Primeiro tivemos de esperar mais uma hora pelos exames que a enfermeira nos trouxe. De seguida, tentativa de marcar a consulta com o ortopedista, ouvi-mos a seguinte frase por parte da funcionária:

“Só terá consulta para 7 de Setembro. O ortopedista está de férias”

7 DE SETEMBRO? ORTOPEDISTA DE FÉRIAS? Mas o que é isto? Falta um mês para essa data. Não podemos esperar um mês para ter uma consulta no ortopedista, principalmente depois de a médica ter especificado que a consulta era urgente. E que é isto de o ortopedista estar de férias? Só há um ortopedista no IPO? Ridículo, simplesmente despropositado e ridículo.

A funcionária propôs-se a tentar marcar para uma data anterior mas não mostrou grande esperança. E lá voltamos de novo para casa, como pouco ou nada resolvido, a não ser a revolta perante aquilo que nos está acontecer. O cancro da minha mãe, tendo dado origem a metástases, está numa fase avançada. Esperar mais um mês poderá não ter qualquer consequência mas poderá dar origem a novas metástases ou complicações maiores. Há milhares de pessoas com problemas no IPO, eu sei, mas não posso deixar de me sentir revoltado com tudo isto. E o sentimento de incapacidade é demasiado forte.

A prima de minha mãe que conhece um médico no IPO prometeu falar com ele para tentar acelerar as coisas. É a chamada “cunha”. Pessoalmente não gosto de cunhas, considero-as o símbolo da imoralidade social, mas nestas alturas temos de nos agarrar a tudo o que houver para ultrapassar as situações. Espero que o médico consiga fazer algo porque esperar um mês pela consulta será mau de mais.

Amanhã tenho um casamento para fazer (a parte musical, claro) e não estou nem um pouco com disposição para tal. Terei de ir, claro, mas a minha cabeça está demasiado cheia de assuntos mais importantes e sei que não estarei concentrado no meu serviço.

Alguém perguntou num comentário o nome da minha mãe. Chama-se Lucília Duarte Damásio.

12 comentários:

  1. Rui,
    Posso dar-te um conselho? Vai a Coimbra e lá tens os melhores Ortopedistas do País, como por exemplo o Prof. Casanova. Expeimenta, não perdes nada! Foi ele quem tratou do meu irmão! É muito simpático e querido. Um excelente profissional! Um doce de pessoa! Com certeza ele vai arranjar-vos um "buraquinho" mais rapidamente...
    Podes encontrá-lo na Ortopedia B (Hospital Universitário de Coimbra ou na Clinica do Prof. Linhares Furtado!
    Pela saúde de quem gostamos corremos o mundo se assim tiver de ser...
    Bjins e força!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui

    Concordo plenamente com o comentário anterior. É importante que procurem o mais rápido possível um ortopedista. Eu não consigo compreender como podem fazer a tua mãe esperar um mês por essa consulta. É importantissimo que ela inicie os tratamentos rapidamente e todos sabemos que depois da tua mãe ser vista pelo ortopedista ainda existem outros procedimentos a serem feitos, mais marcação da próxima consulta de grupo o que fará com que isso se arraste por mais uns dois meses sem a tua mãe iniciar tratamentos. Tenho pena que em Portugal os doentes oncológicos ainda tenham que esperar tanto para iniciar tratamento depois de feito o diagnóstico. É incompreensível.

    Força e acima de tudo muita fé.

    Lúcia Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. *****

    Rui,
    Desabafa.
    Nós ouvimos e compreendemos-te.
    E, ficamos assim meio apalermadas; como é possível num país da Europa estas coisas acontecerem!
    Se puderes tenta tudo... mas se não te for viável ... não te mortifiques... pede a Jesus que te dê as "ferramentas" que te inspire a ti e aos teus no melhor caminho.
    Aquele abraço,
    laura

    ResponderEliminar
  4. Rui, o que é imoral não é a cunha, o que é imoral é a tua mãe não ter consulta. Se o conhecimento funcionar, deixa... Beijinhos aos dois!Ou melhor, beijinhos a todos.

    ResponderEliminar
  5. Rui
    agora é uma altura menos boas com as férias mas...deveria haver sempre alguém disponível nas urgências.
    Quanto ás cunhas ás vezes são necessárias e a tua Mãe precisa mesmo de ser vista!
    Por isso é melhor aceitares.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Rui ,
    infelizmente este mes esta muita gente de ferias ,inclusive medicos,mas nao se admite que num hospital desses so tenham um medico para trattar esse tipo de problema.Quanto as cunhas infelizmente ai em Portugal parece que as coisas so andam pra frente quem tem cunhas,por isso nao olhes a meios o importante e a tua mae ser vista pelo medico o mais rapido possivel,porque nestes casos nao se pode esperar tanto tempo.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. olá Rui,eu tenho estado a seguir o teu blogue,infelizmente estamos em Portugal,não há direito não haver médicos e termos que esperar uma eternidade. Infelizmente está a acontecer-me um caso parecido,como já disse no teu blogue eu tenho células cancerigenas no colo do utero e já me retiraram 2 cm, fui á consulta de rotina em julho onde me foi dito que o virus ainda cá está.

    Perguntei o que se tinha de fazer,onde a médica me disse: " Voçê faça tudo aquilo que gosta na vida,isto é como tudo,toda a gente nasce,vive e morre. Mandou-me embora e só vou lá voltar em novembro,até lá está o vírus a desenvolver-se.

    Também sou de acordo a ires a Coimbra, eu tambem vou falar com a minha médica de família para lá ir.
    Não podes desanimar e tens que dar muita força á tua mãe.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá de novo
    Vi saber da tua mãe, na esperança de boas noticias e fiquei sem palavras. Afinal as falhas do Serviço Nacional de Saúde não são só comigo...infelismente. Baixar os braços é que não, por favor!! Coimbra é uma óptima opção, se puderes tenta, a Vera deu-te uma dica preciosa.
    Mas estou aqui um pouco confusa...a tua mãe tem uma metastase nos ossos do ombro? Não é no Sistema linfático? É mesmo nos ossos? Ou nalgum osso em especial? Sabes se já fizeram os exames para saberem o estadiamento?
    Desculpa fazer estas perguntas, mas é o hábito de querer saber...
    SAbes...eu acredito que a racionalização das coisas e a sua análise fria é meio caminho para encontrarmos soluções, não te ofendas.
    Muita força para ti e para a tua mãe.
    BEijinhos

    ResponderEliminar
  9. Rui muita força e coragem para todos vós, pois bem precisam. Estes dias (meses no vosso caso) de espera são muito angustiantes...tenta tudo o que puderes para conseguires consulta o mais rapido possivel, para que os tratamentos possam começar...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Rui, boa noite,

    Estou "pasmado", não admirado..., por mais uma situação em que aparentemente se está a desvalorizar uma vida! A VIDA da tua mãe! Pelo que descreves a situação não se compagina com esperas, muito menos esperas prolongadas...

    Solicitem cópia de todo o processo clínico [pode salvar-lhe a vida] e procurem muito rapidamente outro(s) Especialistas.

    Com um relatório [e exames complementares já realizados] eu conseguirei a opinião de, pelo menos, dois médicos oncologistas. Também posso tentar um ortopedista [terão de deslocar-se a Lisboa].

    Entretanto, como provavelmente terá "fortes dores no braço", tentem a ida à urgência de um bom hospital [que tenha RX e Especialistas de Ortopedia, preferencialmente também Oncologia].

    Luta!!! Ajuda a salvar a VIDA da tua mãe!

    ResponderEliminar
  11. Rui, se a cunha não funcionar (vale tudo, quando está uma vida em jogo), faz o que te sugeriram a Mrs Sea e o Al. Não esperem um mês. Muita força para todos vocês e um grande beijo à tua mãe*

    Sonya, não sei qual será propriamente o seu caso, mas se tivesse células cancerígenas, estaria a fazer quimioterapia. Quando lhe dizem que o vírus ainda lá está, estão quase de certeza a referir-se ao HPV (Papiloma Vírus Humano), que é em mais de 90% responsável pelo cancro do colo do útero. E quando se tem HPV, tem-se a vida toda, daí que seja muito importante vigiar. No meu caso, não foi HPV, mas continuo a ser seguida, apesar de já não ter útero. O importante é a prevenção. Conheço um médico maravilhoso, que foi quem me salvou a vida. Confio nele o mais possível e já deslindou outros casos bicudos. Se se sentir mais confortável a pedir uma segunda opinião (aconselho), o médico de que falo chama-se António Gutierrez Setúbal.

    Beijo grande a todos*

    ResponderEliminar
  12. Olá Rui

    Só hoje li os teus comentarios. Fiquei sem palavras. Concordo com os que te aconselham a não esperarem 1 mês. Eu não esperaria! Vão a Coimbra, só tenho a dizer bem dos médicos de lá: cinco estrelas. Não esperem, o cancro esse como é sabido não para, e não fica á espera do dia 7 de Setembro e de outros dias 7 ...Estou a ficar nervosa só de pensar na situação...Com cunha (o que importa isso) ou sem cunha procurem uma solução mais imediata.
    Muitos beijinhos

    Emilia

    ResponderEliminar