terça-feira, 4 de agosto de 2009

04 de Agosto de 2009

Hoje passei grande parte do dia em frente ao computador a tentar descobrir informações sobre o cancro ósseo originado por metastização. Fiquei preocupado quando descobri (ou pelo menos foi isso que percebi) que este tipo de cancro é incurável e que o seu tratamento pode unicamente ser paliativo e continuo ao longo da vida. Como por vezes estas informações são difíceis de entender e de interpretar devido à linguagem demasiado técnica utilizada por quem a expõe, quem melhor do que já passou por estes problemas para me explicar?

Há alguma das queridas visitantes do meu blog que tenha tido metástases ósseas? Gostaria de saber se o tratamento nestes casos foi possível e se sim, que técnicas foram utilizadas.

De resto não tenho mais nada a falar sobre o meu dia. Banal. Amanhã vou a chaves para ter a minha primeira aula de condução na cidade e para comprar um presente para a minha mãe, tarefa difícil dado que não faço a mínima ideia do que irei comprar.

15 comentários:

  1. Olá Rui,

    Eu não posso falar por experiência própria, mas posso falar sobre aquilo que vejo no hospital e sobre os conhecimentos que tenho sobre isso.

    A metastização óssea ocorre geralmente em fases avançadas do cancro. Não é exclusivo do cancro da mama, sendo que existem vários tumores que em fases avançadas podem metastizar para os ossos. O que significa é que para haver metastização óssea o cancro já tem que estar numa fase bastante avançada, isto porque o tumor para metastizar para os ósseos significa obrigatoriamente que já atingiu a circulação sanguínea. É muito pouco comum isto acontecer em mulheres tão novas como a tua mãe, porque o cancro da mama é dos cancros que podem ser detectados precocemente com maior facilidade, porque os sintomas são bem evidentes e basta a mulher assim que os detectar procurar ajuda médica. Infelizmente pelo que li nos posts anteriores a tua mãe já se tinha apercebido do nódulo mas não quis dizê-lo para não vos preocupar. O importante agora é que a tua mãe inicie o mais rapidamente possível os tratamentos. É importante verificar realmente se existe apenas uma metástase óssea e se for esse o caso, o prognóstico é mais favorável, porque sabendo-se exactamente a localização da metástase pode realizar-se tratamentos mais focalizados como é o caso da radioterapia. Os tratamentos mais utilizados para metástases ósseas são os sistémicos, ou seja, medicamentos que entram na circulação sanguínea e possam eliminar as células cancerígenas. O tratamento sistémico mais utilizado é a quimioterapia. A radioterapia geralmente utiliza-se quando se trata de uma ou poucas metástases que se sabe exactamente qual a sua localização.

    Diz-se que este tratamento é paliativo, isto porque as metástases ósseas em regra diminuem muito a qualidade de vida do doente, porque provocam sintomas dolorosos, como as dores ósseas. E aí o objectivo é diminuir essas dores e permitir ao doente ter uma qualidade de vida melhor.

    Desculpa a dimensão do texto e o facto de na teoria as coisas parecerem um pouco negras, mas acima de tudo tens que ter fé.

    Lúcia Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui

    Eu não tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, para além daquilo que tenho lido, e é basicamente a ideia que a Lúcia transmitiu. Mas certamente dia 7 terás mais informações sobre a questão. E a tua mãe continua como dores ?
    Beijinhos,

    Emilia

    ResponderEliminar
  3. Oi Rui!
    Trabalho Numa Associação Oncológica e o que te posso dizer são apenas três coisas que a tua mãe tem que fazer:
    1- seguir à risca tudo o que o médico manda
    2- Fazer uma alimentação saudável
    3- Acreditar que pode curar-se

    Por isso peça ajuda a um psicólogo, e a um nutricionista.
    Vai ver que as coisas vão melhorar.

    Força para os dois!

    Carmo

    ResponderEliminar
  4. Rui...uma das coisas que os Médicos e Enfermeiros me disseram desde sempre é: saber filtrar muito bem aquilo que procuramos na net porque nem tudo é real!
    Deixo-te beijinhos e força para a luta que se avizinha!

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo que diz a Lina: não devemos acreditar em tudo o que vem na net. Cada caso é um caso e nada melhor do que o médico que está a seguir a tua mãe para fornecer as informações todas e seguir o melhor que for para ela.

    ResponderEliminar
  6. Rui, faz atenção no seguinte: cancro nos ossos é diferente de cancro de mama com metásteses à distância, neste caso, ossos. O tumor primário é cancro de mama e será esse, o alvo de tratamento.
    Como disseram todas, filtre bem aquilo que lê e acredite sempre, que irão superar a doença.

    Hoje estou com alguma pressa mas volto amanhã com mais calma.
    Muita fé e usufruam de todos os apoios a que têm direito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ola Rui,concordo plenamente com as demais senhoras,o importante e escalrecer todas as duvidas com o medico que vai acompanhar a tua mae,de certeza que o fara e so ai saberas exactamente o que se passa.O mais importante agora e seguir a risca o que o medico disser ,ter uma boa alimentacaoe ter muita fe e forca para enfrentar o que vem pela frente.
    Muitos beijinhos e forca

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui,

    A minha mãe também tem cancro na mama!
    Também eu fiz imensas pesquisas na net, é mais forte que nós! nem tudo o que lemos nos dá a serenidade que procuramos, encontramos muitos casos que nos fazem pensar o pior.
    Já desisti de procurar com o intuito de saber como vai ser, neste momento procuro experiências positivas, "formulas" para encarar e ajudar a minha mãe a vencer a doença.
    Coloca as questões aos médicos, muitos há que são vagos na informação, mas encontrarás também aqueles que explicam tudo o que queres saber.
    Neste momento, pela experiência que passo, digo-te, sê forte e encara a doença de frente, dá força á tua mãe, dá-lhe motivos para vencer.
    O mais importante ( acho eu ) é a disposição e a determinação do doente para se curar.
    Espero e desejo que consigam ultrapassar tudo rumo á cura.
    Um beijinho

    Alice

    ResponderEliminar
  9. Olá Rui,
    Não tenho escrito, excepto no teu primeiro e segundo post, mas venho cá ler-te todos os dias! No entanto, não pude deixar passar este post sem te dar o meu testemunho!
    Eu não tive cancro, mas o meu irmão teve! Não o teve metastizado graças a Deus, mas o cancro que ele teve foi mesmo nos ossos, mais precisamente no fémur esquerdo, mesmo perto da rotação com a anca!
    Antes de mais devo dizer-te que o cancro dos ossos é curável (se for detectado a tempo)... o único problema deste tipo de cancro é que a zona afectada tem mesmo de ser retirada! Se for de um tamanho reduzido, pode ser substituida por uma prótese interna (como o meu irmão tem: 16cm de ferro para substituir o femur afectado), mas se o tamanho for muito grande e já tiver afectado grande parte do musculo, o membro é totalmente retirado... E é esse o problema dos tumores ósseos: ver pessoas sem pernas e sem braços a "vaguearem" pelos corredores do hospital... E são esses os exemplos que tenho na minha memória! É que viver sem uma mama é menos doloroso do que viver sem uma perna ou sem um braço... Este é o meu ponto de vista! Sei que perder o que quer que seja não é fácil, mas é mais difícil perder a mobilidade, digo eu!... E esses doentes são os mais fortes que conheci... é que o cancro tirou-lhes o braço ou a perna mas eles nunca desistiram de lutar pela sua vida!
    A tua mãe com cancro da mama vai fazer tratamentos para o cancro da mama e não para o cancro dos ossos, porque esse é o segundo, ou seja, o menos importante! E vencendo a raiz do problema, vences o problema! É como que cortar a raiz de uma árvore: se cortares um galhinho ela não morre, mas se cortares a raiz ela seca e acaba por morrer!
    O tratamento do cancro dos ossos é feito com quimioterapia e com cirurgia! A radioterapia não funciona nos ossos!
    De todos os cancros que tive a infelicidade de contactar, realmente o dos ossos é o pior porque afecta a mobilidade da pessoa e esta nunca mais volta a fazer as mesmas coisas que fazia antes: o meu irmão continua igual, mas manqueja e já não pode fazer o que mais gostava de fazer: jogar futebol, andar de karting, aventurar-se em calhaus no mar, andar em "caboiadas" com os amigos,...
    Espero ter-te ajudado a compreender melhor o cancro dos ossos... Sinceramente eu também preferia nunca saber disso, mas infelizmente a vida fez-nos conhecer esta realidade! :(

    ResponderEliminar
  10. olá rui tudo bem?n.sei se serei de grande ajuda..mas gostaria k me desses mais .noticias..sobre o estado da tua mãe,eu tenho 43 anos..e á 8 tive cancro de mama,foi mt dificil tudo akilo k passei..mas valeu a pena !!hj tou bem mais desanimada..foi me detectado metásteses osseas..e n.pulmão..tou fazendo tratamento..tbém eu tou desesperada sem saber k se irá passar..ajudem-me pfvr.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui, minha irmã tem metástase nos ossos da bacia e o pior os médicos não descobrem a origem dessa metástase ou seja, a origem do cancer primário o que faz do caso dela ser ainda pior.
    Estou muito mal, pq tudo o que eu mais quero é tentar fazer algo pra ajudá-la, mas ao mesmo tempo não sei o que fazer..

    ResponderEliminar
  12. Olá Rui

    Também eu tenho cancro de mama com metástases pulmonares e ósseas. E é verdade que não devemos acreditar na maioria das coisas que se escrevem na internet porque não correspondem á realidade e só servem para nos baralhar mais. O importante é seguir tudo o que o médico diz e colocar-lhe todas as nossas questões e dúvidas. Se for necessário devemos também recorrer à ajuda de um psicólogo.

    Entretanto gostaria de enviar uma mensagem de solidariedade para a "Margarida" que escreveu há uns dias neste blogue. Temos a mesma idade, o mesmo nome, tivemos cancro há 8 anos e agora a recidiva com metástases ósseas e nos pulmões. Se me estiver a ler contacte-me p.f. para podermos trocar opiniões.

    Até breve

    ResponderEliminar
  13. olá margarida!!!por favor diz-me mais sobre ti,e kmo te posso contactar..é urgente a minha nessecidade de falar km alguém ,k esteja nas mesmas cndições tou desesperada..um abraço.

    ResponderEliminar
  14. margarida axo k foi deus k.te pus..n,meu caminho.pfvr diz-me mais de ti..ajuda-me.

    ResponderEliminar
  15. Olá Margaridas,

    A minha mulher está com 42 anos e está a passar uma situação idêntica á vossa, no caso dela o tumor primário na mama foi á cerca de 3 anos e meio e agora apareceram metasteses nos ossos e tambem nos pulmões , gostava muito de trocar algumas opiniões com voçês, a minha mulher já iniciou outra fase de quimio, mas estou a pensar ir com ela a Barcelona,dizem-me que possuem algums farmacos novos.... não sei estou por tudo para a tentar ajudar, infelizmente esta doença já me levou uma irmã á dois anos e a minha Mãe á cerca de ano e meio ambas com tumores na cabeça... tenho de fazer tudo pela minha mulher.

    Abaixo segue o meu email:
    farinha.joao11@gmail.com

    Par ti Rui desejo-te toda a força do mundo para apoiares a tua Mãe e diz-lhe todos os dias que a amas.

    ResponderEliminar