terça-feira, 30 de junho de 2009

Dia 30 de Junho de 2009

Acompanhei a minha mãe o dia inteiro e as situações desesperantes sucederam-se. Primeiro paramos em Boticas para falar com o médico de família como ela previra. Quando saiu do consultório notei os seus olhos húmidos de lágrimas e explicou-me que ele a encaminhara de imediato para o IPO (instituto Português de Oncologia) onde irá fazer uma biopsia para perceber quão grave é o que tem no peito. Isto porque segundo o médico acha que o caroço é tão grande que não pode ser nada de bom. O mundo caiu-me aos pés. Dentro de mim penso que tinha ainda uma vaga esperança de que o inchaço fosse algo banal, sem importância mas esta constatação por parte do médico de que algo se passa assusta-me profundamente. Na viagem entre Boticas e Chaves choramos os dois. Não aguentei mais como ontem. Afinal de contas comecei a ter consciência do que se estava a passar na minha vida, na vida da minha mãe, de como as coisas mudaram de uma forma tão abrupta. Ela contou-me que já encontrara o caroço há muito tempo mas que não dissera nada por medo. Claro que pensei em insulta-la por ter feito isso mas quando me explicou que apenas o fizera por nossa causa, por causa de toda a família, para não estragar todos os meus sonhos, para não estragar a infância da Rita (a minha irmã de apenas oito anos) e para que ninguém sofresse por ela, não aguentei e chorei, pouco, apesar de ser minha vontade chorar horas a fio.

Em chaves fomos fazer algumas compras… pijamas, materiais de higiene… segundo ela para levar para o hospital se for preciso. Eu acompanhei-a, calado, sem coragem para falar, apenas pensando na situação por que iríamos passar se confirmasse um cancro. Aqueles gestos, o facto de ela estar a comprar tudo aquilo como se soubesse de facto o que lhe ia acontecer deixou-me de rastos, como se toda a esperança que eu sentira no dia anterior me tivesse abandonado finalmente.

Fomos visitar o ortopedista para saber o que se passa com o ombro. Ele disse-lhe que tinha o braço demasiado frágil e que deveria entrar de baixa no emprego de imediato e que talvez as dores que sentira lhe viessem de facto da mama. Terá que fazer uma ressonância magnética para saber o que se passa e a única coisa que peço neste momento é que não seja nada de grava porque já chega a dor que estou a sentir por saber o que se passa no seu peito.

Regressamos a Boticas para uma dura tarefa: a minha mãe contou ao meu pai o que se passa no seu peito. Ela chorou revoltada, ele não. Não é homem de chorar por fora, mas sei que por dentro ficou tão aterrorizado como eu. Afigurou-se-lhe com certeza a possibilidade de perder a mulher de 19 de casamento, tal como a mim se me afigura a cada momento perder a minha mãe, a mulher mais importante de minha vida ao longo destes 18 anos de idade que em retrospectiva me sabem a tão pouco.

Tive de tratar do jantar, da louça, porque ela está proibida de mexer com o braço. Serve para me habituar caso ela vá para o hospital. Mandei uma mensagem á minha tia arlete para que telefonasse e ela assim fez. Falou com a minha mãe que lhe contou o que se passa. Não pude evitar chorar mais uma vez, no meu quarto, ao perceber a inevitabilidade do inferno que vamos viver. Também contei ao meu tio augusto. É algo que temos de fazer, ficar todos ao corrente do que vamos viver. Todos ficaram chocados com a situação, mas nem todos estão informados ainda.

A nossa vida vai mudar. Foi isto que me disse a minha mãe e eu sei que é verdade. O meu sonho de ir para a universidade está em perigo, eu sei, mas não me importo. Neste momento só quero saber das melhoras da minha mãe. Sofro pela minha irmã que, inocente, se passeia pela casa cantando e dançando de pura alegria por ter entrado de féria há pouco tempo. É natural e fico feliz por perceber que a sua inocência não a deixa perceber que algo de muito mau se passa com a sua mãe que ela constantemente diz amar com ternura. Estou a chorar ao escrever isto e era assim que queria ficar para sempre… a chorar para expulsar esta mágoa que sinto, este medo que tenho de perder a minha querida e amada mãe.

16 comentários:

  1. Olá Rui, encontrei o teu blog a partir do blog da Manuela (http://maisumbocadinho.blogspot.com/).
    Sou uma grande amiga dela, também uma vítima do cancro da mama. Neste momento tenho 32 anos e foi aos 30 anos que soube que tinha cancro da mama. Estive 2 anos em tratamentos, operações, mas felizmente, parece que agora está tudo bem. Continuo a fazer as consultas de rotinas, rotina essa que me seguirá para sempre.
    Visita o meu blog, lá verás que cancro da mama não é só morte, não é só tristeza e dor. Estive o previlégio de ter conhecido muitas mulheres com o mesmo problema, todas a partir deste mundo dos blogs. Somos muitas amigas, ajudamo-nos mutuamente, tanto em dúvidas sobre a doença, quando precisamos de um ombro amigo e até para rir.
    Resta-me dizer-te para teres muita coragem, vais precisar disso e muito mais para apoiares a tua mãe nessa caminhada que ela agora terá pela frente.
    Passarei por aqui para ver como vão indo as coisas.

    Um grande beijinho e muita força!

    ResponderEliminar
  2. olá rui, vim do blog da Loulou e não fiquei indiferente ao post que ela lá colocou.
    ès um muido sensivel e amigo da tua mãe, caso se confirme, vais ser uma ajuda muito importante na vida da tua mãe.
    Felizmente, cancro, não é sinonimo de morte, levei algum tempo a perceber isso, qaundo há 3 anos, me apareceu o meu, na mama.
    Neste momento, estou bem, faço uma vida normal, casei, tenho o meu trabalho.Passamos um cadinho menos bem, mas é uma fase.
    foi bem teres criado este blog.e melhor ainda teres ido parar no blog da Nela, vais ver que não te vamos deixar, somos amigas, que se conhecemos atraves da net, dos blogs, fazemos encontros. e damos força umas as outras e agora vanos dar-te a ti.
    que vá correndo tudo muito bem com a tua mae.
    Um beijinho para ti.
    os meus blogs são:
    www.isabelguerreiro.blogs.sapo.pt
    www.umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui,

    Estou aqui porque deixaste uma mensagem no meu blog. As amigas que comentaram antes, disseram o mais importante de tudo: cancro não quer dizer morte. E nós, que estamos aqui a comentar, somos a prova disso. Todas tivemos cancro de mama e estamos vivas e bem. Pensa nisso e transmite essa ideia à tua mãe. Eu também tinha 44 anos quando a doença foi diagnosticada e hoje tenho 48.
    Uma ideia: mostra o teu blog à tua mãe, mostra-lhe os nossos e ela pode falar connosco.
    Tu escreves muito bem (confesso-me sinceramente surpreendida) e a tua mãe vai gostar de saber o que sentes. Mais do que possas imaginar.
    Um grande erro que se comete é fazer de conta que estamos todos bem e que não estamos a sofrer. É fundamental que o doente saiba o que sentem os que lhe são próximos e que sinta que pode partilhar os dias maus assim como os bons.
    É mais uma forma de estar em comnhão. Afinal, somos família para o bem e para o mal. A conspiração do silência não faz bem a ninguém.
    E a tua mãe gostaria de nos conhecer e de falar e partilhar dúvidas e medos. Pensa nisso.
    Um grande beijinho para ti e, desde já, digo que a tua mãe é uma mulher de sorte: tem um filho grande, grande, grande ao lado dela.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui,
    Vim através do blog da Loulou... Ao ler as tuas palavras fui, a pouco e pouco, recordando a angústia que senti há um ano e pouco atrás quando se desconfiava que o meu irmão, de 24 anos na altura, tinha osteossarcoma (cancro nos ossos)... Não é cancro da mama, até porque o cancro da mama tem uma percentagem maior de sucesso, mas é cancro... Essa palavra, no início fazia-me confusão e se queres que te seja muito sincera, ainda hoje faz, por isso chamo-lhe de bicho maldito!
    Se tudo se confirmar, a tua vida vai mudar completamente! Mas tu terás que ser o pilar da tua mãe, terás de ser forte e terás que ajudá-la a superar todos os dias menos bons que ela terá!
    O meu irmão, de apenas 24 anos tinha um bicho no fémur esquerdo... Fez 6 sessões de QT (Quimioterapia) de Maio a Setembro de 2008, depois foi operado a 29 de Setembro (retirou 16cm de osso e colocou a protese). Fez os seus 25 anos no hospital, deitado numa cama... e 3 semanas depois começou a fazer QT outra vez! Era suposto fazer mais 6 sessões, mas quando ia fazer a 4ª sessão apareceu-lhe febre e então foi internado! Esteve quase um mês com febre... Passou o Natal e a Passagem de ano com febre no hospital! Como ficou sem fazer QT muito tempo, os médicos acharam melhor ele fazer exames para ver em que ponto se encontrava a situação... E deram-lhe alta!
    A QT não é um bicho de 7 cabeças, vais ver... Agora tudo o que passa pela tua cabeça é mau, mas acredita que vais ver com o tempo que é o melhor para a tua mãe!
    Eu também criei um blog, aliás, já o tinha antes, mas foi lá que exteriorizei o que sentia! Nunca contei à minha família que o tinha... Só depois da operação do André é que lhe disse que tinha um blog e convidei-o a entrar, tal como te convido a ti para ser para ti mais um exemplo de sucesso onde tu possas ganhar força para ajudares a tua mãe...
    Uma particularidade... Eu sou dos Açores e a minha família também... O meu irmão teve de mudar-se para Coimbra com a minha mãe e eu fiquei cá com o meu pai! Lutar contra o bicho maldito longe da família é muito duro e estar longe de quem luta também é duro, por isso o conselho que te posso dar é manteres-te sempre que possas perto da tua mãe... Acredita que isso ajuda muito!
    Não sei se acreditas em Deus, ou se a tua mãe acredita... Mas se sim, depois posso enviar-te uma imagem igual à que o meu irmão tinha sempre no seu quarto e sempre que ia para o hospital (ele ficava internado no minímo 1 semana...) e que sempre lhe ajudou nos momentos mais complicados...
    Quanto à Universidade, Rui, não penses muito nisso agora... Tudo se faz e eu acredito que com a força que tens vais também conseguir! O André teve de interromper a Universidade para andar em acrobacias no hospital...
    Quando tudo passar nem vais acreditar que tiveste tanta força! Vais ver... Vamos lá acreditar que tudo vai correr bem, ok?!
    Muita força para ti Rui para conseguires dar força à tua mãe!

    *** Desculpa o testamento! :(

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui. Eu sou a Cinda e vim aqui parar ao teu cantinho de desabafo, pelo blogda Loulou.
    Eu Tive cancro da mama, à três anos. Melhor, faz três anos dia 5 de Julho que fui operada e e tiraram a mama. A minha reacçãoquando soube o que tinha, não foi diferente d tua nem da tua mãe. Recebi a notícia pelo telefone, e após desligar, chorei até nao ter mais lágrimas. Nesse mesmo dia, contei à minha filha, que na altura tinha 13 anos. A resposta dela foi simplesmente assim: " Mãe, hoje já não se morrer por se ter cancro da mama. És operada, tiras a mama, compras uma nova e ficas que nem uma menina de 18 anos." Perante esta resposta, a minha vida a partir daquele momento, teve outro sentido. Estou aqui para contar a história, estu a fazer recnstrução da mama, ela vi sempre comigo para assistir a tudo e a vida continua.
    Quanto a escreveres para deitarfora essa tua mágoa e revolta simultânea, é muito bem. Todas nós, assim como os nossos amigos, também oa sentiram. Esconder não faz bem a ninguém, nem a nós que temos a doença, nem aos nossos familiares e amigos. Eles podem ser o nosso grande rochedo para nos segurar. Como diz a minha amiga Nela, atua mãe certamente gostaria de falar e de nos conhecer. Eu moro mais perto, apesar de ainda serem uns quilómetros. Mas se a tua mãe vem para o IPO, é aqui no Porto.
    Vai visitar os nossos espaços, dá a conhecer à tua mãe,que tenho a cereteza lhe irá ajufdar muito.
    Para ti, um beijo muito grande. Vais ser o rechedo que a vai apoiar vais de certeza para a fauldade realizar o teu grande sonho.

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui, sou a Marilu, cheguei aqui através do cantinho da Loulou sou uma cota de 63 anos.
    Meu amor tenho um neto quase da tua idade que como tu já passou por essa dor na pessoa de sua mãe que é a minha filha, também ela teve cancro da mama e graças a Deus já lá vão 7 anos por isso já vêz cancro também morre, coragem meu VALENTE permite que te trate assim claro que vais para a FACULDADE e darás com isso uma grande alegria à tua mãe se precisares DESABAFAR eu ando pr aqui este é o meu contacto se quiseres dispõe mariadelourdesmachadopintogerm@gmail.com

    Um abração.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rui eu sou a Imel, se quiseres podes visitar o meu blogue:http://imel-almamater.blogspot.com/.
    Como já deves ter percebido fazemos todas parte do mesmo grupo de bloguistas e todas nós já passámos por isso. Também tivémos cancro da mama, no meu caso diagnosticaram-me quando tinham 39 anos`É um aperto enorme que sentimos e um sentimento de medo sem fim. Medo da doença e do sofrimento. Medo de morrer e não ver o crescimento dos nossos filhos. Eu também tenho uma filha com 7 anos e ainda hoje é complicado para ela explicar-lhe porque é que a mãe não tem a mama.
    Acredita sempre na cura da tua mãe e permanece sempre ao seu lado. Apoia-a incondicionalmente e faz dela a pessoa mais incrivel deste planeta. Atenua-lhe a dor com o teu amor. E vais ver que ela vai conseguir superar a doença.Mostra-lhe os nossos blogues e diz-lhe que estamos aqui ao lado dela, porque afinal estamos todas no mesmo barco e queremos chegar a bom porto. Diz-lhe para nos escrever e partilhar connosco os seus receios e angustias, vai ajudar muito.
    A ti, a doença da tua mãe obrigou-te a crescer e a ver o mundo de outra forma. Apesar dos teus 18 anos és muito mais homem do que qualquer outro. Fizeste bem em escrever porque libertas o que vai na alma.
    Abraça a tua mãe sempre que te apetecer e diz-lhe ao ouvido "Quero-te aqui ao pé de mim".
    Ficamos à espera de boas noticias.

    Um beijo grande a ti Rui e outro à tua mãe!

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui boa tarde
    também venho através do blog na Nela http://maisumbocadinho.blogspot.com sou Amiga dela conhecia pela net. Na minha busca para respostas e dúvidas que tinha na minha cabeça quando o "bicho" também se lembrou de mim á um ano e tal.
    Fuí operada retiraram-me um quadrante da mama esquerda, fiz 6 ciclos de quimioterapia e 32 sessões de radioterapia são momentos que não são faceís mas...com amor e carinho daqueles que nos amam e rodeiam fazem as coisas ficarem mais leves.
    São necessários todos estes tratamentos para seguírmos em frente. Todos os depoimentos que aqui estão íncluíndo eu :p são de Guerreiras que lutaram e continuam a lutar!
    A tua Mãe que acredite que é possivél VIVER e com um Filho assim tem todos os motivos do mundo para lutar :)) Acreditem sempre!!!
    O meu blog é http://brilhodosanjos.blogspot.com

    Beijinhos aos dois e força

    ResponderEliminar
  9. Olá Rui,
    Sou a Alda, mais uma mulher que teve cancro da mama, e faço parte deste grupo maravilhoso das amigas do peito e do coração, e foi através do blog da Nela que cheguei até aqui!
    Dia 31 de Agosto faz três anos que fui operada. Fiz mastectomia radical (fiquei sem a mama esquerda)fiz quimioterapia e graças a Deus está tudo controlado ando agora em fase de exames para ver se continua tudo bem, mas acredito que sim, apesar do medo que sentimos sempre nestas alturas.
    Fiquei muito sensibilizada com tudo o que tu escreveste, e que bem escreves! Apesar de seres ainda muito jovem demontras que és um grande homem, e a tua mãe vai precisar muito de ti, e de toda a família nestes momentos difíceis que se aproximam mas nada de desanimar, têm que acreditar sempre... é fundamental, é meia cura!!!

    Eu também tenho dois filhos rapazes, e sei o quanto eles sofreram, o marido e toda a família, mas felizmente Deus dá-nos sempre muita força para lutar, e não perdermos a esperança!
    Como as minhas amigas já disseram mostra-lhe os nossos blogs para ela ver as nossas histórias de vida, vai ser muito importante para ela podes crer!!!
    Vai dando notícias, porque agora tens estas mulheres todas à perna!!!

    Um grande beijinho para ti e para a tua mãe.

    O meu blog: http://viveroutravez.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Rui,
    Vim até ao teu blog através do da Loulou, mas conheço todas as mulheres que já te deixaram comentários.

    Não sou, felizmente, uma mulher que teve cancro da mama, mas faz 3 anos que estou ao lado de cada uma (e de muitas outras ainda não leste por aqui). Ininiei-me no Sglamorosas porque era amiga da Cláudia... mas isso é outra história!

    O que me fez vir falar-te foi a forma como escreveste o que estás a sentir... eu também passei por uma noticia dessas, o meu pai teve um Linfoma e ao contrário do que tu contaste, na minha familia nunca se falou de "cancro", nunca se deu espaço para sofrer no momento certo. O momento certo era sempre a sós. Um erro enorme para todos os envolvidos.
    E hoje, olhando para trás esse foi o maior trauma da doença.

    Aconselho-te a que fales sempre com a tua mãe e com a tua familia. Quer seja a ouvir e apoiar quer seja a falar e a pedir apoio. É fundamental viver as etapas todas, no timing certo e não camuflar a linguagem correcta dos acontecimentos.
    Pareces-me um menino muito equilibrado, e por isso já estás a assumir um papel no dia a dia da rotina familiar... é normal que o faças, mas tmabém é importante perceberes que não tens que carregar as angústias sózinho nem as responsabilidades todas. Percebi que estás a caminho da faculdade, o que também é um marco na nossa vida.A tua mãe ficará melhor sabendo que continuas com os teus projectos, e talvez isso seja mais um motivo para ela lutar com a tristeza que deve estar a sentir.

    Acompanha a tua mãe, dá-lhe o amor naturalmente, mima-a e fala-lhe em todas estas mulheres que te vieram dar uma palavra, diz-lhe como foram umas vencedoras, como já estão ao lado dela. Mostra-lhe o teu espaço na net e leva-a aos outros... a partilha de experiências fez muito bem a todas elas.

    A Esperança e o Acreditar são dois sentimentos que não devem sair da vossa porta para fora, nunca! Em nenhum momento.

    Desejo que a tua mãe melhore,que as noticias não sejam tão más, e que tu e a tua familia fiquem calmos e unidos.

    Um beijo enorme para todos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui, vim cá parar através do blogue da Nela e como a tua mãe, também tive cancro da mama. Mas falo-te como filha de doentes oncológicos, sei o que estás a passar, mas o mais importante é falarem no assunto e deixar os sentimentos fluir.
    Um beijinho para ti e para a tua mãe.

    ResponderEliminar
  12. EU SOU MAIS UMA AMIGA
    QUE VAI ANDAR POR AKI
    A DAR-TE FORÇA

    FORÇA RUI
    CORAGEM RUI
    PENSAMENTOS POSITIVOS

    BJS
    PAXAN

    ResponderEliminar
  13. ola rui, tenho 48 anos e também tenho cancro da mama, já fui operada, fiz radioterapia...
    Tenho uma filha de 22 e outra de 16 e ambas tiveram uma coragem enorme, sempre muito positivas, nunca desanimaram. As minhas filhas sempre acreditaram (mais do que eu) que eu iria vencer . Acredita Rui que a tua mae também vai vencer, é importante pensamentos positivos, mas compreendo que estão no inicio sob o efeito da noticia, também é importante chorar e por cá para fora todas as emoçoes. Eu chorei um dia inteiro...
    Rui muita força e não te esqueças acredita que Cancro não é igual morte. Tal como já te foi sugerido, penso que é importante a tua mãe ler os blogs a mim ajudou-me imenso a ultrapassar estes momentos mais dificeis.
    Se quiseres contactar-me ana.paula2261 gmail.com

    Beijinhos para ti e para a tua mãe

    Ana Paula (Leiria)

    ResponderEliminar
  14. Rui
    Cheguei aqui através dos blogs da Nela e da Loulou, conheço e comunico-me com quase todas estas grandes mulheres que aqui já deixaram o seu testemunho, eu própria também padeci do mesmo diagnóstico recentemente, mas venci, e a única coisa que se me oferece dizer é que tens de dar muito amor e carinho. São balsamos!!! Tudo o resto já foi aqui escrito, pega em cada palavra destas vencedoras e transmite-as à tua mãe. Tranquiliza-a e acredita, ACREDTIA que ela irá vencer.

    Beijinhos e FORÇA!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Rui! Cheguei aqui através das Super Glamorosas, que chegaram aqui através da Nela, que chegou aqui através da Loulou, que ...
    A esta altura do campeonato já deves ter percebido que estás metido em apuros porque estas mulheres são todas umas melgas (apesar de darem bons conselhos)e não te vão largar tão cedo.
    Para além do que já foi dito é, também, importante, que continues a ter vida própria e a sair com os amigos. Há que manter a sanidade mental e ocupar a cabeça com outros assuntos.
    Eu também tive cancro da mama (há 4 anos).
    Bjs e Força!

    ResponderEliminar
  16. Olá, Rui! Soube da tua história pelo blog das Superglamorosas e entretanto vi-a contada em vários blogs desta rede de amigas que não te vai largar. Eu não tive cancro da mama, mas sim do colo do útero e dos ovários, fez em Junho 3 anos. Passei pelos tratamentos necessários para combater este mal e cá estou, mais uma mulher a dizer-te que é possível vencer. És um filho adorável e vai ser muito importante para a tua mãe ter-te ao seu lado. Se achas que o facto de mostrares este blog à tua mãe fará com que haja alguma contenção da tua parte naquilo que escreves, que isso te fará refrear em relação aos medos que sentes, então não mostres. Tu fazes a tua parte junto da tua mãe e nós aqui deste lado ajudamos como pudermos. Porque tu também precisas de expor os teus medos. Um beijo enorme e força. Carla Pedro

    ResponderEliminar