sábado, 2 de janeiro de 2010

Regresso - 2 de Janeiro de 2010


Pois é, como prometido voltei. Tenho de pedir mais uma vez desculpa por me ter ausentado durante tanto tempo sem ter explicado nada a ninguém mas o importante agora é que vou tentar retomar a velha rotina do blog com as minhas escritas diárias (ou semanais quando regressar à faculdade).
Já estamos em 2010. Parece que foi ontem que comecei este blog e já lá vão quase 8 meses. Passou-se tanta coisa neste espaço de tempo... muitas delas são do vosso conhecimento dado que as expus sucintamente neste blog desde junho até Outubro, ficando nas sombras tudo o que se passou desde então até hoje. É muito difícil contar tudo de uma vez porque os promenores são em demasia. No entanto tenarei resumir os aspectos mais importantes e contarei o resto à media que for escrevendo noutros dias e os assunto assim o exija.
Comecemos então pelo assunto central deste blog: a minha mãe. Como sabem, quando deixei de escrever andava ela a viver as horrendas sessões de quimioterapia e a sofrer com as respectivas consequencias: a perda do cabelo, as alterações hormonais, aumento de peso, mudanças de humor, fadiga quase permanente... um sem fim de situações que se prelongaram ao longo destes meses que nao os expus. Entrentato mudou de tratamento, supostamente para um menos agressivo mas que pelois vistos também tem algumas consequencias negativas a longo prazo, ao contrário do inicial cujos resultados nefastos eram imediatos. A maior parte destas informações foi-me, infelizmente, passada pelo telefone. Estar longe dela nestes momentos tem sido o mais dificil para mim. A habituação a Vila Real e a rotica fatigante do curso que não me deixa muito tempo para pensar em mais nada acaba por tornar suportável a saudade de casa e da família, mas não saber o que se passar com ela, não poder estar presente na quimioterpia e ouvir os efeitos de que padece sem poder sequer dar um carinho reconfortante pessoalmente é muito difícil de suporatar. No passado dia 28 fui com ela ao Porto e acompanhei-a durante a quimioterapia. Foi estranho voltar àquele hospital e reviver a doença que se respira em todos os corredores, mas pretenco acompanhá-la nas próximas duas sessões que se realizarão em Janeiro (estou de férias até dia 8 de Fevereiro :)). Tal como disse faltam duas sessões de quimioterapia antes da nova consulta de grupo para averiguar o que se fazer de seguida. O tumor diminui de tamanho de forma incrivel. Está tão pequeno que numa consulta que fez a algumas semana lhe perguntaram se já tinha sido operada. Não sei o que segnifica esta diminuição mas creio que será bom. Veremos o que virá a seguir.
A restante família... penso estar tudo na mesma. Está tudo bem com o meu pai e com a minha irmã e tirando o estado acamado da minha avó desde a fatídica queda, tudo caminha nos conformes.
Quanto a mim... bem já terminei o primeiro semestre da faculdade e nem me apercebi disso. Foi de facto muito cansativo. Depois das praxes, chegou o peso do estudo que me ocupou cada segundo livre e me obrigou a uma quantas noites mal dormidas. Mas apesar de tudo não correu mal e apesar de ainda não saber a nota de algumas frequencias que fiz na ultima semana, penso ter passado a todas as cadeiras. Terei apenas um exame de anatomia dia 22 de janeiro que decidi fazer deivo à falta de preparação que senti no dia da frequencia. Estou a adorar o curso e não vejo a hora de pertir para disciplinas mais práticas, dado que até agora tem sido bastante teórico devido às disciplinas base.
Depois de três meses cansativos, o natal foi uma época bem-vinda. Este ano recebemos as minhas tias e a minha prima mais nova vindas de frança. A conçoada e a passagem de ano foi vivida com ambiente familiar e sob uma reconfortante queda de neve que nos visitou muitas vezes nas ultimas semanas. Mas como tudo o que é com acaba depressa, as férias estão a acabar e a rotina prepara-se para se instalar á na próxima segunda-feira.
E pronto, entre tantas coisas para contar, foi disto que me lembrei: Haverá certamente muitos outros promenores, mas nestes momentos nunca nos lembramos de tudo. De resto, promero recomeçar a minha jornada neste blog e contar tudo o que de relevante se vai passando na minha vida e com a minha mãe, tal como prometi quando criei nesta página.
Por fim, e como não tive oportunidade para o fazer:
Um óptimo 2010 para todos!







10 comentários:

  1. Olá Rui
    Parabéns pelas boas noticias da tua mãe, a diminuição é fantástica.
    Bom ano para ti e para a tua familia.
    Bom estudo para os exames.

    jokas

    ResponderEliminar
  2. Rui
    Que vás continuando a ter boas noticias para nos dar é o que eu desejo, fico feliz pelas melhoras da tua mãe.
    Um bom ano para ti e toda a tua familia, que o Novo Ano lhes traga a concretisação de todos os sonhos.

    beijihos

    ResponderEliminar
  3. Só depois de enviar o e-mail é que li este post :) Que boas notícias para começar o ano.
    Que o ano continue com tão boas notícias

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui!

    Tudo de bom em 2010!!
    Que os sonhos se realizem!!

    Beijinhos

    Carla Damásio

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui, gostei imenso de saber destas notícias que de alguma forma, foram bastantes animadoras para quem te segue. Desejo de todo o coração, que o Ano de 2010 seja para ti e todos os teus, aquilo que mais desejam e que a prioridade seja, a cura da tua Mãezinha.
    Beijinhos e Bom Ano.
    Natty

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui um ANO 2010 cheio de saúde e tudo de bom para ti e para a tua familia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Rui,

    Esp+ero que o ano de 2010 traga a ti e a tua familia , principalmente à tua mãe, MUITA SAÚDE.

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui, desejo para ti e para a tua família um Feliz Ano 2010 e a continuação das melhoras da tua mãe.

    BJS.

    ResponderEliminar
  9. Querido ,encontrei seu kantinho no blog do meu padrinho ,Sampaio realmente seu relato é doloroso principalmete por ser tão jovem para adiministrar uma situção tão dificil para todos nos ,porém nada é complicado para ,Deus vou orar muito por sua maizinha ,pois oração ñ tem fronteiras .Um carinho beijo ,,Evanir.
    www.fonte-amor.zip.net.....Brasil...

    ResponderEliminar
  10. Ola Rui ,
    espero que o ano de 2010 te traga tudode bom e muita saude ,especialmente para a tua mae.
    Gostei imenso de saber noticias tuase espero que tudo corra bem!!
    beijinhos
    Paula,...Canada....

    ResponderEliminar