sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

8 de Janeiro de 2010

A minha mãe voltou hoje ao IPO do porto. Infelizmente não pude ir também porque ando às voltas com o estudo para um exame e o tempo começa a faltar para estudar tudo.
Hoje teve uma nova consulta de grupo, a primeira depois da última que teve em Setembro. Já suspeitava que depois de meses de tratamentos, finalmente houvesse resultados e acertei. Depois da reunião entre os especialistas, foi-lhe revelado que será operada na segunda semana de Março. A quimioterapia deu resultados, o tumor regrediu o seu tamanho de forma muito evidente e depois de mais duas sessões de quimioterapia estão reunidas as condições para se realizar a operação. Não se falou se a operação será unicamente uma remoção do que resta do tumor ou se a mama terá mesmo de ser removida, mas penso que por razões de segurança será esta última a situação a ocorrer. Entretanto terá também de realizar brevemente radioterapia ao ombro, que aliás, já está quase bom, dado que já consegue realizar quase a totalidade de movimentos, exceptuando o levantar o braço acima da linha do peito. E pronto, a operação será o próximo grande passo, e de certa forma o mais aguardado desde o início de toda esta história. No fundo será ela que revelará se todos os tratamentos realizados até então tiveram ou não o efeito desejado. Será que a quimioterapia funcionou em pleno e o tumor se deixou dominar pela quimioterapia? Ou será que após a sua remoção se virá a descobrir que nada está ganho e que ainda há um longo caminho a percorrer até que o tumor e as suas raízes sejam definitivamente destruídos? Tudo isto só na devida altura se saberá.

Tal como disse ando às voltas com o estudo para um exame! E de quê? De ANATOMIA! É um horror tanto nome para saber, todo o corpinho do pobre animal na ponta da língua... enfim, pelo menos ainda tenho duas semanas para estudar para dia 22 me apresentar em frente à folha e mostrar o que aprendi. Espero que todo o estudo valha a pena e não v+a deixar só esta disciplina em atraso.

A minha irmã chegou a casa toda entusiasmada com quatro bilhetes para um circo e claro que exige que a acompanhemos amanhã. Foram-lhe oferecidos pela escola. Ainda não decidimos, mas talvez amanhã seja uma boa noite para ver palhaços, espectáculo esse que na verdade já não vejo à tanto tempo...

11 comentários:

  1. Obrigada Rui, pelas notícias. A regressão é sempre uma boa notícia. Uma vitória de cada vez! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui
    Parabéns por mais essas boas noticias da tua mãe.
    A pouco e pouco vai vencendo batalhas:)
    Quanto à anatomia animal, não te invejo a sorte hehehe
    Isso até deve ser bem mais dificil que a anatomia humana, tantas especies diferentes.

    jokas e boa diversão em familia

    ResponderEliminar
  3. Gostei das notícias. Mais uma etapa e agora que venha a próxima em Março. Até lá há que aproveitar os bocadinhos...toca a ir ao circo. É bom para a tua mãe e até para tu poderes descansar um pouco dos estudos. E a tua mana de certeza que irá ficar super feliz com a vossa companhia. São esses bocadinhos que fazem bem!

    Depois verás que até a tua disposição para decorares os nomes estará bem melhor!
    Bom fim-de-semana. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá, passei para te desejar e à tua familia um bom fim de semana,
    Fazes bem em ir ao circo com a tua mana,são momentos na vida que não se repetem iguais e fazem muito bem .

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. As noticias são boas, agora a outra etapa que vem a seguir também ira correr bem!Vai ao circo que depois de umas boas gargalhadas ate estudas melhor!Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá Rui, sim a operação é mais uma etapa importante nesta longa caminhada...tudo vai dar certo. A tua mãe é mais uma guerreira que vai vencer a batalha!!!
    Parece que estou a ouvir a minha filha quando estudava, anatomia era de facto complicado!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Mais uma batalha vencida. Para depois se poder vencer a guerra.
    FORÇA E ACIMA DE TUDO MUITA ESPERANÇA, eu gosto de chamar-lhe Fé.


    Um beijinho Fátima R.

    ResponderEliminar
  8. Olá Rui

    Fiquei muito contente com as boas noticias, esperemos que a sorte tenha virado e só venham boas noticias daqui para a frente.
    Boa sorte para o exame, o meu filhote tambem tem exame de anatomia ( humana ) no dia 18, desejo para ti o mesmo que lhe desejo a ele, que decorem todos os nomes de ossos, musculos e afins...
    Muitos beijinhos

    Emilia

    ResponderEliminar
  9. Ola Rui fiquei contente com as noticias,agora e seguir em frente.
    Mais uma etapa pela frente e com certeza mais uma batalha que sera ganha.
    Tem Fe e esperanca e tudo vai correr bem,pensamento positivo.
    Sote nos estudos e que tudo corra bem no teu teste.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá, descobri o blog por acaso.
    Tenho uma cunhada,(Maria José) que também tem cancro na mama e também anda a fazer quimioterapia no IPO Porto.
    Desejo muita sorte para a sua Mãe e muita coragem para si. BJS

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui.
    não deixe de ler o meu artigo.
    http://fucoidancancer.blogspot.com
    Espero ajudar.
    Felicidades.

    ResponderEliminar