segunda-feira, 31 de agosto de 2009

31 de Agosto de 2009

PASSEI!!!!!!!!!!! É mesmo verdade, passei no exame de condução. Ainda não acredito, o alivio que sinto é tanto que ainda nem me conformei com o que aconteceu! Vou contar como foi o dia!

Quando cheguei à escola de manhã os instrutores estavam num reboliço a comentar qualquer coisa que me chamou a atenção: segundo eles, nos exames de hoje viriam instrutores novos que implementariam novas regras como estacionar de ambos os lados da estrada, novas formas de contornar rotundas etc etc. Os comentários deles eram do tipo: “Vão-nos reprovar os alunos todos”, “Que chatice, vamos ficar com estes todos mais uma semana”, “Ao menos podiam vir só na próxima para não estragar estes” entre outras pérolas animadoras que prefiro não comentar devido ao nível exagerado de confiança que estavam a depositar em nós. Claro que comecei logo a pensar nestas novas informações com medo que o novo examinador me mandasse fazer algo demasiado complicado para mim! As duas aulas que tive de manhã não correram mal, mas também não correram muito bem. Mas consegui manter-me mais calmo do que pensei que estaria.

Almocei à pressa e à medida que o exame se aproximava comecei a ter uma espécie de “revolver” do estômago muito incomodativo. Tomei a água com açúcar que me “recitaram” aqui no blog mas infelizmente não deu muito resultado. Quando cheguei ao centro de exames conversei um pouco com a rapariga que fez exame comigo e ela também estava muito nervosa. O examinador chegou, propus-me para começar em primeiro, fez-me algumas perguntas sobre mecânica (não percebi grande parte delas mas dei a volta, fi-lo rir e esqueceu-se o assunto. Afinal alguém se sabe dizer como se chama a zona inferior do motor? Eu não sei XD) e finalmente mandou-me arrancar. E no pequeno circuito que fiz (cerca de 20 minutos) fiquei espantado comigo mesmo ao perceber que nunca em nenhuma das aulas que tive estive tão perfeito como hoje: estacionamento, inversão de marcha, rotundas… não tive qualquer problema. O exame acabou tão rápido que fiquei espantado quando o examinador me mandou parar. Apesar de saber que me tinha corrido bem, enquanto a minha colega fez exame continuava nervoso e só quando o examinador disse “Estão os dois de parabéns” é que aliviei e me convenci que tinha mesmo passado!

Acabou a carta! Acabou o levantar cedo, os instrutores, os berros, os erros, o nervosismo… já tenho a carta e nem me lembro bem das implicações disso! Finalmente posso conduzir sem ter alguém ao meu lado a encher-me os ouvidos de pormenores, a ralhar comigo, a demonstrar-me da forma mais rude possível como fazer algo… não posso dizer que tenha desgostado deste período, mas levo más recordações dos instrutores e dos seus métodos de ensino. Não sou uma pessoa rude e por isso fico tão chocado quando o são comigo. Mas são todos assim (ou pelo menos parecem) e não há nada a fazer senão aceder-mos a eles! O que importa é que acabou, estou contente de forma plena e quero ficar assim durante algum tempo.

Uma médica do IPO telefonou para marcar uma consulta para a minha mãe na quinta-feira. Irá fazer a sua primeira sessão de radioterapia, a única antes da operação. O tratamento vai finalmente iniciar-se.

domingo, 30 de agosto de 2009

30 de Agosto de 2009

Nervosismo e ansiedade! É isso que sinto neste momento! Vou-me deitar cedo para amanhã estar fresco e com a cabeça no sítio. O meu exame vai ser por volta das três da tarde, mas de manhã ainda terei duas aulas (toda a gente que fala comigo me diz que estas são as aulas em que se cometem mais erros e que deixa todos os examinandos à beira de um ataque de nervos) por isso terei de ir logo de madrugada para chaves. Como durante a tarde só volto a ter autocarro às seis horas da tarde, só chegarei a casa por volta das oito da noite, pelo que só por essa altura vos poderei dar notícias sobre como correu o exame. No entanto, se possível, tentarei dar noticias mais cedo! De manhã vou tomar um chazinho e depois vou tomar a dica da água com açúcar para me acalmar durante o dia!
Façam Figas e desejem-me muita m*r*a!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28 de Agosto de 2009

Meus caros amigos, devo-vos, sem dúvida, um pedido de desculpas. O meu blog, que andava sempre em dia e actualizado tem andado bastante inconstante, o que é, sem dúvida, uma falta de respeito para quem o segue. A verdade que tenho andado de tal modo ocupado e cansado que me é muito difícil escrever todos os dias. Tentarei, no entanto, voltar ao meu ritmo normal, agora que as coisas acalmam um pouco.
Tenho-me levantado todos os dias às seis da manhã para ter aulas de condução em chaves. Com toda a família prestes a regressar a França e as dezenas de jantares de despedida que se realizam, não me deito propriamente cedo pelo que ando exausto. Essa é a principal razão pela qual não tenho actualizado diariamente o blog. De resto, toda a minha família partiu hoje, sexta-feira (tia, primas, padrinhos…) exceptuando a minha tia Arlete que parte amanhã mas de quem já me despedi porque não a verei. Alturas do Barroso volta a ficar deserto e voltamos à nossa pacatez, apesar destas partidas serem sempre acompanhadas de amargura e saudades antecipadas (principalmente quando se trata de despedidas da minha mãe) e de uma sensação de que é demasiado longínqua a próxima vez que estaremos juntos. São os dilemas da emigração e da separação das famílias.
O ortopedista do IPO analisou finalmente o processo da minha mãe e explicou que não vale a pena esperar mais tempos porque da parte dele, não são necessários cuidados especiais em relação ao braço (não sei se isso é bom ou mau). A consulta de grupo foi antecipada para hoje, sexta-feira. É, de facto, a única boa noticia que surgiu nos últimos tempos. Não pude acompanhar a minha mãe à consulta mas fê-lo o meu pai e a minha tia Gorete (enquanto eu tive mais um aula de condução). Desta vez foram atendidos mais cedo. Dois médicos falaram com ela e marcaram mais duas consultas. Uma será dia 7 para realizar um exame de resistência ao coração e outro será no dia seguinte, dia 8, onde falará com a médica que acompanhará a quimioterapia que a informará e talvez iniciará o tratamento nesse mesmo dia. A inserção do cateter continua marcada para dia 15. As coisas começam finalmente a andar no bom sentido e espero que desta vez não voltem a ocorrer interrupções.
O Rex já está melhor. Já começou a comer e já anda, apesar de ter algumas dificuldades. Está a ficar velho. Tem cerca de 11/12 anos e os ossos não perdoam na recuperação. Até o infeliz do animal tem de sofrer destas maleitas ingratas.
Recebi uma carta da escola onde estudei nos últimos três anos a informar-me que haverá uma cerimónia no dia 11 onde os alunos que finalizaram o 12.º ano irão receber um diploma. Em anexo segue que fui proposto pelos meus professores para receber um prémio de mérito nesse mesmo dia. Estou contente por tal informação 
Começo a tremer de cada vez que falo em segunda-feira, o dia do meu exame de condução. Estou nervosíssimo. As aulas começaram a correr melhor ao longo da semana, mas não sei se conseguirei aguentar a pressão do exame sem deitar tudo a perder e atropelar uma velhinha ou bater contra um poste (, brincadeira, claro). Vou comprar uns calmantes, talvez funcionem!
Depois das feries aproxima-se uma nova fase. Não sei o que me espera nem tenho pensado muito nisso. Estou a tentar viver o dia de hoje sem pensar muito no de amanhã. Quanto muito consigo manter-me algo alheio a pensamentos negativos e manter alguma integridade emocional que se tem tentado escapar nos últimos tempos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

24 de Agosto de 2009

Começa a cheirar a fim de férias. Aqueles dias em que ainda não voltámos ao activo mas que já não são agradáveis porque pensamos constantemente no trabalho que nos espera dentro de poucos dias. Os emigrantes da aldeia começam a partir lentamente e grande parte deles já foram embora nesta fim-de-semana que passou. A minha prima Sandrina também já foi, com muita pena e chorou muito abraçada à minha mãe na hora da partir. De facto, esta despedida da minha mãe será um pouco dolorosa para todos. Apesar de todos pensarmos constantemente no contrário, a verdade é que esta poderá ser a última oportunidade para se verem e isso custa muito nestas situações.

A médica da minha mãe anda a tentar marcar a consulta do Ortopedista mais cedo (contradiz-se um pouco em relação ao que nos disse na semana passada) mas tal não tem sido possível. O médico apenas consulta às segundas-feiras, por isso está a tentar tudo por tudo para marcar para a semana que vem.

Segunda-feira essa que equivalerá exactamente ao dia do meu exame de condução. Falta exactamente uma semana e terei duas horas de condução todos os dias desta semana até lá. Nem sei se estou mais nervoso por ir fazer o exame ou mais ansioso para acabar tudo de uma vez. Mas o medo de reprovar começa a aparecer algures no meu inconsciente… nem quero pensar nisso!

Por fim, falemos de azar. Há quem não acredite nele mas eu já fui mais descrente em relação a esse assuntos. A verdade é que nos últimos tempos a vida na nossa família se tem mostrado muito agoirenta e os maus momentos não param de aparecer. Vejam só o cúmulo, o Rex voltou a ser magoado. Mas desta vez foi mesmo atropelado. Uma prima minha viu-o ser quase esmagado por um carro (andou a rebolar debaixo da viatura e quase foi esmagado pela roda) acabando por magoar a outra pata traseira. Agora, como ainda não tinha curado totalmente a pata esquerda e se magoou na pata direita (não está partida mas quase arrancou uma unha e está muito inchada), não consegue andar a não ser que se arraste pela casa. Já tomou uma vacina de penicilina e estamos à espera que passe para ver se o levamos ou não ao veterinário de novo. Tenha piedade de nós esse ser que controla estes assuntos dos azares porque já tivemos a nossa dose e não desejamos (nem precisamos) de mais nos próximos tempos.

sábado, 22 de agosto de 2009

Dia 22 de Agosto de 2009

Pois é, infelizmente não passei no casting dos ídolos, apesar de ainda agora reflectir sobre a razão que me foi apontada e a sua validade. Mas vou contar o que aconteceu nestes dois dias.
Tal como estava previsto fomos para o porto no dia 21. Antes de tudo passamos pelo local do casting para conhecer-mos a zona para o dia seguinte. Como já havia casting nesse dia vimos dezenas de jovens, ao sol, à espera da sua vez. Fiquei logo a pensar no que iria passar no dia seguinte e até a questionar-me se valia a pena tanto sacrifício. Tentamos ir um pouco à praia, mas por azar levantou-se uma tempestade de vento de tal intensidade que mais parecia estarmos num deserto no meio de uma tempestade de areia. Cobertos por este material até aos ossos, corremos para um hotel para poder-mos tomar banho e prepararmo-nos para o dia seguinte. Sinceramente não dormi nada. Só adormeci por volta das duas horas da manhã e levantei-me às quatro e meia, pelo que o sono foi pouco.
Às 5:45h já estávamos na alfândega do porto. Fiquei admirado pelo facto de a fila ainda não ser muito grande, mas uma hora depois já tinha ultrapassado os mil candidatos à espera. Esperamos várias horas. Entramos para dentro da alfândega, fomos entretidos por um animador brasileiro, filmados e fotografados milhentas vezes à medida que a fila avançava. Quando chegou a minha vez fui “carimbado” no peito com o número 1928 e segui um pequeno grupo dentro do edifício. Mais meia hora de espera numa enorme sala de espera, chamados à pressa por um funcionário munido de megafone, separados entre números pares e impares, postos em alas diferentes… uma enorme confusão que só serviu para aumentar o nosso nervosismo. Sem perceber muito bem como, lá chegou a minha vez de entrar na sala de avaliação…
Particular, não gosto de criticar este tipo de situações porque surge sempre a sensação, para quem ouve/lê, de que estamos a “puxar o rabo à nossa sardinha” e arranjar desculpas para o nosso fracasso. Mas a minha opinião sobre o assunto não é isolada e vou apenas referir alguns aspectos que não se podem ignorar
Antes de mim entraram 300 pessoas. Destas, passaram 3. Os concorrentes que saiam referiam como motivos de reprovação os seguintes os argumentos: “Cantas bem, mas não podes ficar”, “Boa voz, boa imagem, mas não serves”, “Estás Nervosa não estás? Então fica para a próxima”, “Olha, cantas muito bem mas ainda temos muita gente para ouvir” etc, etc. É claro que nestas situações diz-se sempre mais um pouco do que a realidade e não se pode acreditar em tudo, mas a verdade é que corriam rumores de que grande parte dos concorrentes já tinham sido escolhidos antes e que hoje poucos seriam seleccionados. Quando entrei na sala, comecei a cantar e o senhor que me ouviu pareceu gostar. Pediu-me para cantar em português e assim fiz . No fim disse-me “Cantas muito bem e sabes usar a voz. Mas estás um pouco parado a cantar. Fica para a próxima”. Com um sorriso nos lábios, entreguei o número e sai, mas não pude deixar de ficar com a sensação de que fora “escorraçado” sem razão aparente. O desalento entre os concorrentes era geral e era triste ver vozes incríveis, daquelas que fazem estremecer a pele só de ouvir, sair das salas com lágrimas nos olhos. Não sei explicar ao certo, mas havia um ambiente estranho de desilusão. Eu próprio esperava algo diferente. Não fui ao casting à espera de mundos e fundos, mas esperava ser avaliado de outra forma e não por um membro da produção. Sim, porque podem esquecer os castings com os júris mauzões e comentários cortantes. Quem passa neste casting é chamado para estar presente de novo na segunda-feira para que então possam gravar em frente ao júri real, como se fosse ele a seleccioná-los de verdade. Isto acontece para os cantores e para os supostos “cromos” que foram seleccionados de entre as filas e salas de espera para que possam passar e fazer brilharetes nas audições falsas de segunda-feira e nas audiências da estação de Carnaxide. Fiquei desiludido com o programa, mas pelo menos gostei da experiencia de conhecer muita gente na fila que foi ali para lutar por um sonho.
Chega de testamentos. Não quero que fiquem a pensar que tenho mau perder porque não é essa a situação. Apenas fiquei surpreendido com o que vi, mas isso vem da minha ingenuidade, pensamentos de quem pensa que de facto há justiça e de que nestes programas se procura verdadeiras estrelas. Vou ver o programa e desejar muita boa sorte a todos aqueles que passaram nos castings, tenham eles mérito ou não.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dia 20 de Agosto

Como estava previsto hoje falamos com a médica da minha mãe. Eu já imaginara que nos daria qualquer informação pelo telefone e assim foi. No entanto comprometeu-se a pesquisar no arquivo da minha mãe para nos aconselhar em relação ao que devíamos fazer em relação às ajudas que nos foram oferecidas. Segunda ela, devemos esperar até dia 7 de Setembro para ter as consultas normalmente. Duas semanas não farão diferença em relação ao estado da minha mãe e evitam-se grandes confusões que poderão advir do facto de muita gente estar a tentar tratar do processo da minha mãe ao mesmo tempo. Claro está que será esta a opinião que iremos seguir. A verdade é que com este tempo de espera desde a última consulta de grupo, já só faltam duas semanas para a consulta com o ortopedista. Desta forma poderemos terminar as férias em paz para depois enfrentarmos os verdadeiros problemas em Setembro.
Amanhã vou com os meus tios e primas para o Porto. Vamos passar o dia na praia e dormiremos lá para que me seja mais fácil estar presente no Casting no sábado. Estou ligeiramente nervoso em relação ao programa, apesar de ir na desportiva e sem qualquer expectativa. Amanhã não poderei escrever mas Sábado, ou quanto muito, Domingo já poderei contar como correu a minha audição.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

18 de Agosto de 2009

Hoje combinei com o meu tio de que iríamos dar uma volta. Decidimos ir dar uns mergulhos a um barragem próxima (barragem do alto rabagão) e lá consegui arrastar a minha mãe para vir connosco. Além dela e do meu tio foi também a minha irmã, a minha tia e as minhas primas. Foi uma tarde divertida. Passamos o dia a brincar na água e a apanhar sol (hoje cheguei à conclusão que a pigmentação da minha pele deve ter algum problema porque por mais que tente bronzear não obtenho qualquer resultado. Devo ter tendências albinas) e no fim acabamos por lanchar num café de uma prima minha próximo da barragem.
Há noite realizaram um procissão de velas cá na aldeia, em honra da Senhora de Fátima. A população aderiu em peso principalmente porque houve um churrasco colectivo no fim (). Infelizmente lá tive de vir para casa cedo porque amanhã tenho de me levantar às seis horas!!!!
A minha mãe recebeu uma carta do IPO a informar de que irá colocar o cateter no dia 15 de Setembro. Mais uma data agradável para se juntar aos problemas que as consultas tardias tê, provocado ultimamente.
Fomos informados de que a médica da minha mãe regressa de férias dia 20 (quinta-feira) e decidimos que lhe vamos telefonar nesse dia para tirarmos todas as duvidas que temos. Só depois, em concordância com o que nos disser iremos tentar adiantar o processo com a ajuda dos nossos familiares, ou esperar para o dia 7 para a nova consulta de grupo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

17 de Agosto de 2009

Hoje foi um dia que poderia apelidar de familiar. Em primeiro lugar passei a tarde em casa dos meus padrinhos a assistir ao vídeo do casamento da minha prima que se casou o ano passado. Para quem esteve presente no casamento (como eu) foi um bocadinho secante rever tudo, mas enfim, toda a família se reuniu e não queria ser desmancha-prazeres. Claro está que a tarde de lazer se prolongou até à noite e acabamos por jantar em casa deles.

Ainda durante o jantar apareceram alguns familiares meus, da minha família paterna, que já não via há algum tempo. O inacreditável é que ainda não estavam informados acerca do problema da minha mãe (ela própria ficou sem jeito quando percebeu que ainda não sabiam de nada) pelo que lá tivemos de assistir a mais um rol de explicações sobre tudo o que aconteceu em torno do cancro da mama e metástase no ombro.

De manhã tive aula de condução e regressei cabisbaixo. Não consigo perceber qual o meu problema. Na semana passada as aulas correram relativamente bem. Hoje foi um descalabro. Consegui dar todo o tipo de erros que se podem imaginar e como sou bastante nervoso, deixei-me afectar de tal maneira que quando percebi já nem sabia utilizar a embraiagem. Foi mesmo mau. O problema é que estou com 19 aulas dadas e com exame marcado e sinto-me demasiado inútil para o realizar. Dá-me a impressão de que nunca conseguirei conduzir. Amanhã não tenho aula, apenas da quarta, e já sinto nervoso miudinho só de pensar nisso porque só de imaginar-me a pegar no volante outra vez já me faz começar a suar e a pensar em todos os erros que poderei dar. Maldição, de certeza que não nasci para conduzir e que nunca o conseguirei fazer em condições :(